top of page
  • Foto do escritorMichelle Borba - BDR Founder

5 dicas para assumir o protagonismo da sua carreira profissional

Atualizado: 19 de out. de 2022

A cada dia mais falamos sobre a importância de ser protagonista da própria carreira profissional. Mas afinal, como assumir as rédeas da minha carreira e me tornar protagonista dela?



Com o mercado de trabalho cada dia mais dinâmico e inovador, é comum e possível transitarmos entre organizações que nos pareçam mais atrativas e promissoras, podendo, inclusive, mudar completamente de profissão dentro de uma mesma companhia ou fora dela.


Entretanto, é importante que essa escolha seja feita de forma estratégica e consciente, por você! Isso significa assumir a responsabilidade pela evolução da sua carreira e não deixar que seu desenvolvimento profissional dependa apenas da empresa ou do seu gestor. Pelo contrário, você assume a responsabilidade, tem comprometimento com as entregas e autoconfiança para tomar as próprias decisões.


Ser protagonista da sua própria carreira exige autoconhecimento, pois sem nos conhecermos, como saber do que gostamos e onde queremos chegar?


O autoconhecimento vai te auxiliar e trazer segurança nos momentos de tomada de decisão da sua carreira. Quando você se conhece, conhece seus medos, barreiras e necessidades de desenvolvimento, é mais fácil perceber suas emoções, entender o que gosta de fazer e planejar onde quer chegar.


Assim, a segurança, te permite confiar em você mesmo, ter atitude e agir diante das situações.


Agora você pode estar se perguntando: mas como me auto conheço?

Reflita e Analise!


1. No que sou bom?

Então liste suas potencialidades, virtudes que também normalmente são reconhecidas como características positivas ao longo de sua trajetória profissional.

2. No que preciso me desenvolver?

Coloque no papel suas necessidades de melhoria, competências que são mencionadas na vida pessoal e no ambiente organizacional como seus gaps. O famoso feedback construtivo, sabe?


3. Que temas e assuntos normalmente me atraem?

Perceba quais assuntos você naturalmente mais gosta de ler e acompanhar, quais assuntos normalmente outros profissionais lhe procuram como referência técnica.


4. Quais são as novas oportunidades de mercado?

Planeje, considerando seus traços mais fortes, preferências de estudo e condições, identifique quais áreas são estratégicas para você atuar, quais são os riscos e os benefícios desse mercado, empresas que atuam nesse nicho e podem ser sua nova oportunidade profissional.


5. Como consigo chegar até lá?

Liste as ações que você precisa tomar para alcançar esse objetivo, soft skills que precisam ser desenvolvidas, conhecimentos a adquirir, cursos a serem feitos, network importante para que essa transição aconteça.


Pronto, agora você possui um plano de ação em mãos e agir é o verbo que melhor representa o estado de protagonismo!


Que tal contar com um profissional especializado em análise de perfil e planejamento de carreira para te ajudar a ser mais efetivo e certeiro nesse processo? Clique aqui e conheça o Meu Perfil DISC e a Mentoria Vocacional!


213 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Tel: (48) 9 9630-2982

comercial@empresabdr.com.br

Tel: (48) 9 9630-2982

comercial@empresabdr.com.br

bottom of page