top of page
  • Foto do escritorDessa Soares - Talent Connector

VOCÊ SABE O QUE É BLACK MONEY?

Atualizado: 16 de fev. de 2023

Você sabe o que é o Black Money e como esse movimento tem revolucionado o mercado de trabalho? Vem com a gente saber mais!


Black money, que em livre tradução para o português, quer dizer “dinheiro preto”, é uma expressão que surgiu para se referir a negócios “escondidos”, ou “sujos”. No entanto, o movimento negro tomou a expressão para si e a ressignificou para o bem, para algo bom, e hoje utilizamos essa expressão para nos referirmos ao “capitalismo preto”.



BLACK MONEY: O MOVIMENTO


Na década de 1920 o jamaicano Marcus Garvey, que era ativista dos direitos civis dos afro-americanos, defendia sua ancestralidade, descendência e fortalecimento das comunidades negras espalhadas pelo mundo, foi uma das maiores referências no assunto.


Quando ainda não existia um movimento de valorização de negócios de pessoas pretas como o Black Money, Garvey já falava sobre assuntos com essa pauta. O objetivo dele era que pessoas pretas fossem empoderadas e protagonizassem um certo tipo de “capitalismo preto”, assim mais pessoas pretas poderiam ascender financeiramente e sair da marginalidade, obtendo mais oportunidades e poder aquisitivo.


Em meados de 2018 (super recente) tivemos o Movimento Black Money (MBM), fundado por Nina Silva em parceria com Alan Soares, onde criaram um hub que insere e dá autonomia à comunidade negra na era digital. Com foco em comunicação, educação e geração de negócios pretos, o objetivo do hub é que nós pretos possamos nos juntar e nos apoiar para que assim possamos vencer problemas sociais e o preconceito racial.


Podemos dizer que o Black Money é um movimento para que pessoas pretas sejam protagonistas no mercado de trabalho e para isso, nós que fazemos parte da comunidade, somos motivados a priorizar profissionais pretos.



COMO FAZER PARTE?


O site do MBM faz exatamente isso, (além de suas outras propostas), possui um grande marketing place para que você priorize fazer negócios com pessoas pretas! E você, que é empreendedor preto, pode divulgar seus negócios no site deles, bem como eu, como pessoa preta, posso encontrar o que preciso, além de priorizar e fortalecer esse movimento.


Se você não é preto, mas entende nossa luta e seu privilégio como branco, pode ser mais um na luta! Onde estiver, você pode achar alternativas como as do MBM para colaborar com essa causa tão legal!


As vagas exclusivas, que felizmente estão em maior evidência no mercado hoje, não deixam de ser parte desse movimento e são um bom exemplo de como favorecer que pessoas pretas protagonizem e tenham acesso a oportunidades. Precisa contratar profissionais? Contrate pessoas pretas! Precisa adquirir brindes de final de ano para sua empresa? Contrate empreendedores pretos! Precisa contratar buffet para a festa de final de ano da sua empresa? Já sabe, né?! Rsrs



POR QUE O MOVIMENTO BLACK MONEY É TÃO IMPORTANTE?


Quem dera não fosse necessário um movimento ou movimentos como esse, não é mesmo? Talvez você esteja por fora da realidade de pessoas pretas no Brasil, então vou trazer alguns dados e informações que podem te ajudar a entender a perspectiva atual.


No Brasil, segundo dados do IBGE, 56% da população brasileira é preta e 51% dos empreendedores brasileiros são pretos. Em contrapartida, o poder econômico preto é baixo, cerca de 67% dos desempregados são pretos e 24% do PIB é movimentado pela população preta.


Por esse e outros motivos reais, precisamos que movimentos como esse cresçam, não somente de forma online, mas também que você, que está lendo esse artigo, pense nisso antes de fechar negócio com alguém. Quem sempre é protagonista e priorizado? Será que não tá na hora de mudar e ajudar para que o povo preto ascenda e protagonize, seja empoderado e mude esses números acima?


Passamos a construir nossos negócios, visto que não encontramos abertura para inclusão no meio do empreendedorismo ‘’tradicional’’, com isso buscamos nos apoiar financeiramente, como uma comunidade. O objetivo é construir uma economia circular com que todos ganhem de alguma forma, todos tenham oportunidade de empreender e se a apoiar para que o dinheiro circule dentro da comunidade preta, e que o mercado nos veja fortes quanto a economia.


Como digo sempre, não são movimentos fáceis! Às vezes, lutar contra o racismo estrutural e institucional passa a sensação de estarmos nadando contra a maré. Só que se nada fizermos, nada mudarmos, seguiremos na marginalidade e exclusão.


Já basta! Queremos e merecemos vencer, conquistar, consumir e frequentar os mesmos lugares que todas as pessoas!


Show me the money!

Que possamos cada vez mais ter e ver essa identificação e representatividade. Queremos cada vez mais ver pretos no topo, conquistando e crescendo, obtendo sucesso!


Partiu fazer negócios com pretes? \o/











Fontes:

https://exame.com/bussola/vozes-o-que-e-black-money-e-por-que-esse-movimento-vem-crescendo/

https://movimentoblackmoney.com.br/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-11/black-money-movimento-favorece-negocios-de-pessoas-negras

https://desenrolaenaomenrola.com.br/colunas/o-que-e-black-money

https://guianegro.com.br/o-que-e-blackmoney/

https://santandernegocioseempresas.com.br/conhecimento/empreendedorismo/afroempreendedorismo-conheca-as-iniciativas-brasileiras/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcus_Garvey

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nina_Silva

https://www.ibge.gov.br/pt/inicio.html


113 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Guest
Dec 08, 2022

Artigo incrível, eu amei!!!!!

Like
Andressa Soares
Andressa Soares
Dec 13, 2022
Replying to

Que bom, fiz com muito carinho! <3 Obrigada!

Like
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Tel: (48) 9 9630-2982

comercial@empresabdr.com.br

Tel: (48) 9 9630-2982

comercial@empresabdr.com.br

bottom of page