Buscar
  • Gabriela Piccoli - Gestora de Talentos na BDR

AFINAL, O QUE É O DISC E COMO ELE PODE SER ÚTIL?

Você já ouviu falar no Perfil DISC, Teste DISC ou Metodologia DISC?



O DISC é uma metodologia que identifica e classifica pessoas em perfis comportamentais por meio de um questionário. Ele é conhecido e utilizado principalmente por RH’s durante processos seletivos, pois traz várias informações relevantes sobre o(a) candidato(a). Além disso, também é utilizado para gerir o desenvolvimento dos profissionais da equipe.


Por mais que ele seja bem conhecido nessa perspectiva organizacional, não é só para empresas que o DISC é útil! Essa metodologia é super importante para pessoas que querem saber mais sobre o seu próprio perfil, não necessariamente atrelando-o à uma oportunidade profissional específica.


O DISC pode ajudar em diversas situações, como na recolocação e direcionamento vocacional, bem como para servir como um guia para potencializar suas melhores características e indicar de que forma você pode melhorar sua eficácia. Através dele também é possível saber qual o melhor tipo de liderança e ambiente para você, como você é percebido no ambiente de trabalho, quais são as suas tendências, como toma decisões e de que forma você consegue influenciar outras pessoas.


Em resumo, essa metodologia é capaz de aumentar a sua autopercepção e te dar domínio da sua própria carreira!




MAS AFINAL, COMO O DISC FUNCIONA? 🤔


Existem vários tipos de questionários do DISC (ou “testes DISC”, como também são conhecidos), mas em sua essência, ele é composto por perguntas de múltipla escolha que visam identificar características que mais se aproximam do comportamento de uma pessoa e as que menos se aproximam. A partir dessas respostas é possível classificá-la em 4 fatores:


  • Dominância (Dominance);

  • Influência (Influence);

  • Estabilidade (Steadiness);

  • Conformidade (Compliance).


Todas as pessoas possuem traços de cada um desses fatores, porém existem fatores que se destacam na personalidade de cada um. Ou seja, existem variações na intensidade de cada fator em cada indivíduo e é a partir dessa constatação que o DISC faz a sua mágica! ✨ Esses fatores permitem que tendências comportamentais sejam identificadas.




O QUE CADA FATOR DO DISC SIGNIFICA?


DOMINÂNCIA:

Esse fator está super atrelado à orientação ao resultado! Pessoas que possuem a Dominância em maior intensidade tendem a ser competitivas, ativas e dinâmicas. Elas querem fazer acontecer!


INFLUÊNCIA:

Aqui tá a galera que ama uma interação! Como o próprio nome já diz, são pessoas que são capazes de influenciar os outros e motivá-los. Costumam ser otimistas, entusiasmadas e comunicativas.


ESTABILIDADE:

A rotina é tudo para pessoas com alto grau de Estabilidade! Tendem a ser pacientes, boas ouvintes e reservadas. Costumam trabalhar bem em equipe, agindo como pacificadores!


CONFORMIDADE:

Os perfis de alta Conformidade são super analíticos! Essas pessoas querem dados, informações e regras! Costumam ser detalhistas, orientadas à qualidade e disciplinadas.



Quando conhecemos alguém, muitas vezes nós já conseguimos perceber, de forma intuitiva, qual fator é o de maior intensidade nessa pessoa. Por exemplo, você conhece alguém super alto astral, bem falante e divertido? Provavelmente essa pessoa terá um alto grau de Influência.



MAS SE É TÃO FÁCIL ASSIM, POR QUE FAZER O DISC?


É aí que começa a parte legal da metodologia! Embora a maioria dos testes gratuitos foquem no que os altos índices representam, os índices baixos ou médios de um determinado fator também nos dizem muito, e estes você só vai encontrar em uma análise completa!


Pessoas com baixa Dominância, por exemplo, tendem a evitar conflitos, serem mais reservadas. Já as pessoas com baixa Influência costumam ser mais sérias, formais e lógicas. A baixa Estabilidade apresenta um perfil ousado e flexível. Por fim, a baixa Conformidade indica pessoas firmes e independentes.


Quando analisamos somente os fatores em destaque de uma determinada pessoa nós conseguimos entender questões como traços e características marcantes, necessidades e medos, pontos de melhoria, ambiente ideal, como esse perfil se comunica e influencia pessoas, reação sob pressão, formas de tomada de decisão etc. Imagina então quando analisamos todas as combinações de intensidades de cada um dos fatores do DISC! Teremos perfis completos e super diferentes um do outro, mesmo possuindo o mesmo fator em destaque.


A análise completa das intensidades dos fatores permite que as informações obtidas sejam mais reais e mais específicas. Além disso, essa combinação permite que as análises sejam ampliadas.


Analisando os fatores de maior grau em uma determinada pessoa, conseguimos classificá-las em 4 perfis diferentes:


  • Executor(a), quando possui um alto D;

  • Comunicador(a), quando possui um alto I;

  • Planejador(a), quando possui um alto S;

  • Analista, quando possui um alto C.


Mas combinando as diferentes intensidades de fatores, temos 15 classificações de perfis - os chamados Perfis Secundários - que são muito mais interessantes! E além disso, ao conversar com uma consultora, é possível aprofundar essa análise, tornando o resultado do DISC ainda mais personalizado.



SOCORRO! É MUITO PERFIL! QUAIS SÃO ELES?


O resultado das intensidades de cada fator do DISC é apresentado em um gráfico. Para facilitar a compreensão sobre os perfis secundários, criei um modelinho para vocês:



Acho que agora deu para notar que cada perfil secundário é uma combinação de intensidades em cada fator, né? Mesmo com o foco em um fator destaque, é possível identificar diferentes perfis de acordo com as intensidades dos demais.


Ou seja, no perfil secundário, o seu perfil de maior intensidade tem tanta relevância quanto os demais. Isso faz com que as conclusões retiradas do teste do DISC sejam muito mais assertivas. =)



E aí? Curtiu entender um pouco mais sobre o DISC?



Ah! Se você se interessou em saber qual é o seu perfil ou o de alguém da sua equipe, conte com a gente para te ajudar nisso! Nosso teste DISC é rapidinho de responder e gera um relatório super completo com um montão de informação legal!


Clique aqui para conhecer nosso trabalho!



--------------------

Referências:

https://etalent.com.br/artigos/metodologia-disc/guia-completo-metodologia-disc/

https://www.discprofiles4u.com/blog/2012/disc-profile-test-15-classical-patterns-1-of-20/


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo