top of page
  • Foto do escritorBDR Conteúdo

Perfil Profissional X Perfil da Empresa: Qual a Importância do MATCH?

Atualizado: 16 de fev. de 2023

Você já ouviu falar no “match” entre empresa e pessoa candidata? Por que esse conceito se tornou tão importante para os processos seletivos de hoje em dia?

Vem entender um pouco mais com a gente!



Durante um processo seletivo, existem dois fatores que são de alta importância para uma contratação benéfica e duradoura para ambas as partes envolvidas: que o perfil do(a) profissional e o perfil da empresa e vaga sejam compatíveis! E essa compatibilidade de perfis é o que chamamos de “match”!

O MATCH DE PERFIS

Um perfil profissional consiste em uma série de características da pessoa candidata que podem influenciar sua carreira, como: seus interesses, ambições, competências, valores, metas, estilo de trabalho e comportamentos, entre outras coisas que são sempre observadas durante um recrutamento.


Já o perfil da empresa, consiste em características que a identificam como organização: a sua cultura, seus valores, missão, estilo de liderança e ambiente de trabalho.


Nesse sentido, o match nada mais é do que a combinação dessas características, que quando compartilhadas entre as partes, resultam em uma relação profissional mais harmônica e satisfatória.

A IMPORTÂNCIA DO MATCH


A maioria dos brasileiros passam cerca de 40 horas semanais no trabalho, o que representa uma boa parte do seu tempo de vida investidos na sua profissão. Imagine o quão triste seria passar todo esse tempo fazendo algo que não gosta, algo em que não acredita, ou em um ambiente que não combina com você?


É por isso que essa afinidade entre o que você busca para a sua carreira e o que a empresa busca de um(a) profissional é tão importante, tanto para a sua qualidade de vida e bem-estar, quanto para o sucesso e bom desenvolvimento da empresa.


Portanto, embora seja comum durante um processo de seleção nos perguntarmos se somos o que a empresa procura para a vaga, é muito importante que também nos perguntemos se a empresa e a vaga são o que procuramos para a nossa carreira, se temos as skills necessárias para a vaga e se ela oferece aquilo que buscamos profissionalmente.



AUTOCONHECIMENTO


E tudo isso nos leva a um ponto importantíssimo na busca pelo seu MATCH profissional. O autoconhecimento!


Fazer essa reflexão sobre o que você deseja para sua carreira, quais características gostaria em uma empresa, que tipo de liderança combina com você, quais desafios te inspiram em uma oportunidade, para tudo isso é necessário que você se conheça bem, compreenda o seu perfil, seus valores e o que deseja a longo prazo.


Para isso, é necessário dar passos diários, separar momentos para refletir, analisar e acertar a rota. Anote as coisas que descobrir e os insights que tiver.


No começo pode ser mais difícil, por isso também é legal você buscar ajuda para esse start com profissionais qualificados para te auxiliar a compreender melhor essas percepções. É importante também manter em mente que o autoconhecimento é um processo de uma vida toda. Todo mundo muda de tempo em tempo, talvez o que você almeja para o seu futuro profissional agora, não seja exatamente o mesmo daqui um tempo, e está tudo bem com isso!


Apenas prossiga nessa jornada de se conhecer, refletir e redefinir o que precisa para decisões mais assertivas para sua carreira e para sua vida. <3



----


E se você precisar de um auxílio para compreender melhor o seu momento profissional e como se recolocar no mercado de trabalho, a gente te ajuda! Conheça o Start de Recolocação ! <3


Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Tel: (48) 9 9630-2982

comercial@empresabdr.com.br

Tel: (48) 9 9630-2982

comercial@empresabdr.com.br

bottom of page