top of page
  • Foto do escritorBDR Conteúdo

5 PERGUNTAS PARA SE FAZER ANTES DE ESCOLHER UMA PROFISSÃO

Atualizado: 16 de fev. de 2023

O que você vai ser quando crescer?

Uma pergunta tão comum e, muitas vezes, tão temida.



A escolha de uma profissão, ou curso profissionalizante no qual investir, normalmente é uma tomada de decisão bastante desafiadora e cheia de ansiedades.


Muitas vezes, ficamos nos perguntando: Mas e se eu escolher o curso errado? E se eu não gostar de trabalhar na área? E se essa carreira não tiver nada a ver comigo?

Se você está se sentindo assim, calma! :)


Nenhum processo decisivo é simples e definitivo, e está tudo bem não ter todas as respostas. Na verdade, para fazer melhores escolhas, muitas vezes o segredo não está em saber as respostas de cara, mas sim em se fazer as perguntas certas nesse processo de descoberta.


E é para te ajudar nisso que separamos aqui 5 perguntas que você precisa fazer a si mesmo(a) na hora de escolher uma profissão! Vamos lá?



FAÇA ESSAS PERGUNTAS:


1 - O QUE TE DESPERTA INTERESSE?


Talvez a pergunta mais óbvia a começar se fazendo é justamente essa: O que te faz feliz? Na vida, de modo geral, que tipo de coisas você gosta de fazer?


Reflita em coisas como: o que você faz no seu tempo livre, quais atividades você curte realizar com seus amigos ou sozinho, quais matérias você gostava mais na escola, que tipo de livros, filmes ou séries te chama a atenção?

Esse é um momento de compreender quais assuntos e atividades fazem mais sentido pra você. Pense e escreva o que descobrir.


2 - QUE TIPO DE PESSOA VOCÊ É?

Agora vamos pensar sobre quem você é e sobre traços da sua personalidade e perfil comportamental.


Quais são suas qualidades mais fortes? Quais os seus pontos que precisam ser melhor desenvolvidos? Você é uma pessoa super planejada ou prefere ter mais flexibilidade? Você se considera uma pessoa mais introvertida ou extrovertida?


Aqui também é importante você pensar sobre seus valores, cultura, senso de propósito e o que você considera importante na sua visão de mundo.



3 - QUAIS CARACTERÍSTICAS VOCÊ VALORIZA NUM TRABALHO?


Pense sobre quais aspectos te motivariam mais em um trabalho e quais suas preferências quanto ao estilo de vida que você deseja levar na sua profissão.

Você prefere tarefas manuais ou mais mentais? Gostaria de trabalhar em casa, escritório ou ao ar livre? O quanto a estabilidade financeira é importante pra você? Que tipo de benefícios você valoriza mais? Em que tipo de ambiente de trabalho você se sente mais confortável?



4 - QUAIS CURSOS/ÁREAS DE ATUAÇÃO TE INTERESSAM?


Tendo listado tantos aspectos importantes sobre quem você é e o que gosta, agora é hora de pesquisar o que tem mais afinidade com você! Busque na internet, em sites de universidade, blogs de carreira, leia tudo o que puder sobre o mercado de trabalho e as áreas de atuação que te chamarem a atenção e que tenham mais coisas em comum com outros interesses seus.


Inclusive, se você tiver a oportunidade de fazer alguma aula teste ou mini-curso vinculado à sua área de interesse, faça! Assim, você vai conseguir identificar melhor se aquilo faz sentido pra você. Existem muitos cursos gratuitos na internet e até no youtube. Informe-se!



5 - QUEM PODE TE CONTAR MAIS SOBRE ISSO?


Esse é um momento muito importante nessa jornada de descoberta: conversar com profissionais da área, ou áreas de interesse!


Um ótimo lugar para encontrar profissionais dos mais diversos campos de atuação para se conectar e tirar suas dúvidas, é o LinkedIn! Mas você também pode tentar se conectar por outras redes sociais ou mesmo conversar com conhecidos.


Você pode perguntar sobre a rotina de trabalho, estudos da área, sobre quais os melhores e mais desafiadores aspectos da função, como foram as empresas em que atuou, enfim, um bate-papo curto já pode ser muito esclarecedor!



DICA IMPORTANTE!


Agora que você já sabe quais as principais perguntas que você precisa fazer a si mesmo(a) para uma melhor decisão sobre sua profissão, é importante também que você saiba:

Tudo bem mudar de ideia depois!

Talvez o que você escolher hoje, já não fará sentido pra pessoa que você vai se tornar amanhã e, por isso, às vezes é normal que o curso de sua carreira se transforme com o tempo.


O antigo conceito de que a escolha por uma profissão deve ser única pra toda vida é obsoleto e sem sentido. Considerando o fato de que a própria pessoa, por natureza, está em constante mudança e evolução no decorrer de sua jornada, faz muito mais sentido que, possivelmente, suas ambições e aspirações profissionais mudem também!


Por isso, não tenha medo! Busque por aquilo que é compatível com você agora, e se preciso for, ajuste a rota depois!



E se, nesse processo de descoberta, você sentir que precisa de uma ajudinha para entender melhor o seu perfil profissional, conheça o MEU PERFIL DISC!

Com a avaliação DISC você descobrirá um conjunto de características que descrevem seus comportamentos e personalidade, contribuindo grandemente para o seu processo de autoconhecimento!



Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Tel: (48) 9 9630-2982

comercial@empresabdr.com.br

Tel: (48) 9 9630-2982

comercial@empresabdr.com.br

bottom of page