top of page
  • Foto do escritorBDR Conteúdo

Entenda seu perfil profissional, saia na frente!

Atualizado: 12 de abr. de 2023

Saber como descobrir nosso perfil profissional pode nos ajudar a sair na frente durante um processo seletivo. Entenda como descobrir seu perfil e como isso pode te ajudar no desenvolvimento da sua carreira.



Cada um de nós possui características próprias. Em conjunto, elas formam nosso perfil. Por exemplo, um amigo que é mais extrovertido, aquele colega de trabalho que se sobressai como líder. Ou até mesmo aquele conhecido que é mais observador. Todos temos um perfil profissional único, só nosso, com traços mais marcantes, e outros nem tanto.

Mas você consegue se auto avaliar e definir qual é o seu? É muito importante saber quais são seus atributos para sair na frente numa colocação para sua carreira. Afinal, as empresas buscam muito mais do que um currículo. Elas querem detalhes que possam reduzir erros de contratação. Além disso, entender os valores da empresa que você está se candidatando e avaliar se os valores são os mesmos que o seu, é fundamental para dar match entre os dois.

Continue lendo e entenda como reconhecer o seu perfil.

Afinal, o que é perfil profissional?

Para simplificar a resposta: perfil profissional é o comportamento que os colaboradores têm diante de situações cotidianas no ambiente de trabalho. Ou seja, além das suas competências técnicas, quais são seus traços de personalidade? Qual sua postura diante de determinadas circunstâncias? Tudo isso poderá determinar o seu perfil.

Com o passar do tempo foi-se entendendo a importância de realizar processos de contratação que não foquem apenas nos conhecimentos técnicos. A baixa rotatividade pode ser alcançada através de uma investigação mais detalhada sobre os atributos de cada pessoa. Aliás, colocar os soft skills, compatibilidade de valores e cultura como prioridade, vai ajudar a otimizar o recrutamento e garantir profissionais mais compatíveis com as oportunidades.

Entender se o seu perfil dá match com a vaga pretendida é fundamental, para evitar frustrações futuras. Para isso, é importante pesquisar mais informações sobre a empresa, seus valores, propósitos, entre outros e ver se faz sentido com suas competências e objetivos.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, o perfil profissional pode ser desenvolvido de acordo com skills que sejam importantes para realizar melhor aquela função. E, claro, de acordo também com a vaga em questão. Para isso, é preciso trabalhar características que não são inatas da pessoa. Às vezes alguém que não tenha uma boa comunicação pode exercitar esse lado e adquiri-la.

Conhecendo o seu perfil profissional, a empresa conhecerá suas características gerais. Como traços e habilidades predominantes que podem prever seu provável comportamento no ambiente de trabalho, por exemplo. E também qual a chance de você ter sucesso em determinada função.

Como identificar o seu perfil profissional

O autoconhecimento é a chave para tudo na vida. Você se conhecendo, pode se sair bem tanto no profissional quanto no pessoal. Afinal, como mostrar todos os seus diferenciais para o recrutador se nem você sabe quais são?

Aprenda a identificar todas as suas habilidades e também as características inatas. Avalie ainda aquelas que você adquiriu com o passar do tempo nas suas experiências. Para te ajudar com isso, preparamos algumas dicas. Confira!

Testes comportamentais

Parece algo batido, mas não é! Os testes comportamentais ajudam, e muito, na descoberta do seu perfil profissional. Neles, você responderá um questionário com perguntas específicas sobre opiniões, hábitos, comportamentos – e pronto! Em seguida, o resultado estará nas suas mãos.

Feedbacks

Uma ótima forma de você saber qual é o seu perfil profissional é pedir feedbacks. Pode ser no trabalho, para os colegas. Ou na faculdade, com quem convive e participou com você de trabalhos e projetos. E até mesmo para amigos próximos.

Saber como as pessoas veem você é uma maneira muito eficaz de descobrir seus pontos fortes. E também aqueles que você precisa trabalhar mais. Entendendo no que você se sobressai, vai poder usar esses pontos a seu favor. Afinal, muitas vezes é um desafio avaliarmos a nós mesmos com olhar analítico.

Como descrever meu perfil profissional?

Bom, agora que você já tem o caminho para conhecer melhor qual o seu perfil profissional, mãos à obra. O próximo passo é entender como você vai descrevê-lo para sair na frente. Vamos lá!

1o – Palavras-chave

Quem tiver com seu currículo em mãos, ou até mesmo um software especializado, fará primeiro uma rápida leitura. Por isso, é importante usar palavras-chave sobre suas conhecimentos, habilidade técnica, hard skills mais importantes. Por exemplo, se você tem conhecimento amplo em marketing digital, pode usar palavras como “inbound marketing”, “Redes Sociais”, “SEO”, “Conteúdo”, entre outros, como forma de destacar essas características.

2o – Vocabulário da profissão

Toda profissão possui termos e conceitos. É importante demonstrar que você os domina. Deixe clara toda a sua familiaridade com a profissão e com o segmento da vaga em questão.

3o – Objetividade é necessário

Ser o mais objetivo que você puder só trará vantagens! Escreva sempre frases curtas e bem diretas ao ponto. Uma ótima dica é organizar as informações em listas.

Entenda as necessidades de cada posição que você está buscando e direcione suas informações. Indique como você pode preencher os requisitos com sua experiência e seu perfil. Boa sorte!

Gostou das nossas dicas? Maximize suas oportunidades através do autoconhecimento com o MEU PERFIL DISC !

129 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Tel: (48) 9 9630-2982

comercial@empresabdr.com.br

Tel: (48) 9 9630-2982

comercial@empresabdr.com.br

bottom of page