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LinkedIn: saiba como melhorar seu perfil e ficar no topo das pesquisas

Atualizado: 12 de ago. de 2022

Quer valorizar o seu perfil profissional no LinkedIn? Então conheça algumas dicas para melhorá-lo e ficar no topo das pesquisas.



O LinkedIn é hoje uma verdadeira porta de entrada para muitas oportunidades profissionais. A rede social atualmente conta com 43 milhões de usuários só no Brasil e quase 700 milhões no mundo. E é usada por headhunters e profissionais de RH para encontrar candidatos aptos para novas vagas em aberto.


Assim, o perfil é como se fosse o cartão de visita do(a) usuário da rede social. É a primeira impressão que você causa e, consequentemente, passa a ser o seu primeiro contato com a empresa.


Para aumentar as chances de se destacar nos resultados de pesquisas, os usuários podem melhorar seus perfis. Para isso, há ferramentas presentes na própria rede social. Elas permitem que você conte um pouco mais sobre a sua trajetória profissional e as suas habilidades.


Tem interesse? Separamos algumas dicas essenciais que podem ajudar a melhorar seu perfil e a transformá-lo em uma rede para atrair oportunidades. Saiba como tornar o seu perfil uma vitrine para chamar mais atenção dos profissionais com os conselhos abaixo. Vamos lá!


Explore outros idiomas

Que tal mostrar na prática que você realmente domina aquele outro idioma? O LinkedIn oferece a possibilidade de abrigar perfis em línguas diferentes dentro da mesma URL. Para isso, siga os passos:


  • Acesse o seu perfil do LinkedIn.

  • Na coluna à direita, selecione a opção “Adicionar perfil em outro idioma”.

  • O site espelha as informações atuais, você só precisa traduzi-las.


Além de criar oportunidades para que empresas internacionais encontrem e leiam seu perfil, você testa sua expertise em outras línguas.


Uma imagem vale mais que mil palavras

Não dá para manter um perfil com uma quantidade legal de visitantes sem uma boa foto. Pesquisas já mostraram que perfis com foto são catorze vezes mais vistos do que os que não têm.


Porém, não pode ser qualquer imagem. Provavelmente, aquela foto de perfil do seu Facebook, Instagram ou WhatsApp não é a mais adequada para o LinkedIn, concorda? Então, selecione uma fotografia adequada. Assim, um recrutador não vai avaliar você por uma foto sua em uma festa ou na praia.


É importante lembrar que a foto do seu perfil é a forma como profissionais da área já começam a conectar a sua imagem com a área de atuação desejada. Lembre-se de escolher uma foto com o estilo profissional pela qual você deseja ser reconhecida pelos clientes e profissionais da área.


Procure colocar uma foto onde seu rosto não esteja cortado, que tenha um melhor enquadramento. Você também pode optar (altamente recomendado) em colocar uma imagem na capa que esteja relacionada com sua área de atuação, principalmente com a logo da sua empresa, já que busca potenciais clientes.



Capriche no resumo

Pense que o resumo da sua vida profissional é um dos fatores determinantes para interessar (ou não) headhunters. Por isso, escolha as palavras certas para preencher aquele campo de 2 mil caracteres e melhorar seu perfil no LinkedIn.


É preciso mostrar para as pessoas que chegarem ao seu perfil por que você é alguém interessante. Ou seja, alguém que merece uma vaga em determinada empresa ou companhia.


Conceda e solicite recomendações

As recomendações são muito importantes. Se você ainda não recebeu nenhuma, uma boa medida é escrevê-las para as conexões com quem você já trabalhou. Criando recomendações proativamente, as pessoas vão sentir vontade de retribuir.


Use palavras-chave no seu perfil

Uma forma de encontrar conteúdos específicos na web é por meio de palavras-chave. E, claro, no LinkedIn não é diferente. Você deseja que seu perfil seja encontrado com mais facilidade e mostrado nos primeiros resultados de uma busca? Não deixe de incluir as palavras-chave necessárias para melhorar seu perfil.


Compartilhe informações relevantes para o seu nicho

Sabe aquele post que muda o nosso dia? Aquela notícia que a gente clica e pensa: “nossa, que legal isso!”? Ao escolher o que publicar no seu LinkedIn, foque em conteúdos que realmente vão interessar em seu campo de atuação. Consequentemente, as pessoas vão associar seu perfil a dados úteis.


Likes e interações

Diferentemente de outras redes sociais, o LinkedIn tem algoritmos bem distintos quando o assunto são curtidas e comentários. O nível de engajamento de um post pode alterar seu rankeamento em relação a outras postagens.


É muito comum uma publicação com alta interação aparecer no feed das pessoas mais de uma vez. Por que isso acontece? Toda vez que uma conexão sua curte uma postagem de outra pessoa, ela é direcionada para o seu feed.


Então capriche nos posts para que eles sempre contribuam com o engajamento e as visualizações do seu perfil.


Organize o seu perfil

Quer deixar seu perfil mais organizado e fazer com que seja lido e analisado mais facilmente? É interessante separar suas experiências e habilidades em seções específicas. Para isso, basta ir em “Editar perfil” e selecionar alguma das opções oferecidas pela própria rede social.


Quer dar um up no LinkedIn?

Um perfil bem estruturado permite que os headhunters cheguem exatamente até você.


Quer obter bons resultados e melhorar o seu perfil? Vamos ajudar você com as palavras-chave mais adequadas. Assim, seu perfil vai aparecer em pesquisas booleanas direcionadas para as oportunidades que você almeja.



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