top of page
  • Foto do escritorLili Araújo - Talent Team Leader

4 DICAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL QUE VOCÊ PRECISA SABER!

Desenvolver-se profissionalmente é muito importante para acompanhar a evolução do mercado! Confira essas super dicas!




#1 AUTOCONHECIMENTO É A BASE!


E talvez o processo mais desafiador, pois exige muitas vezes a desconstrução de crenças e quebra de hábitos pré estabelecidos que nos guiaram uma vida toda.


O autoconhecimento ocorre quando olhamos de frente para isso e nos tornamos abertos a novas possibilidades e maneiras de fazer. É quando nosso cérebro faz novas conexões, cria novos insights, aprende coisas novas e consequentemente amadurece nos impulsionando à evolução.


Estar aberto a tal, é enfrentar medos, inseguranças e reconhecer nossos limites, potencialidades e fraquezas, e sim, isso dá um trabalho danado! Porque muitas vezes não estamos dispostos a isso, por ser sofrido e doloroso.


É sair da zona de conforto e ir para zona de confronto, enfrentar, superar e assim criar novas formas de atuação.


E isso precisa ser um aprendizado constante, pois é somente desta forma que como seres humanos, evoluímos.



Mas e o que isso tem a haver com o âmbito profissional?


Praticamente tudo!

Cada vez mais competências como: flexibilidade, foco em resultados, trabalho sob pressão, pensamento estratégico são buscadas e analisadas nas entrevistas de emprego. E isso exige um reconhecimento interno do quanto sei, ou não, lidar com essas coisas, de quais são meus limites, em quais ambientes e problemas estou disposta(o) a enfrentar ou não.


Todo trabalho exige contato com outras pessoas, e na maioria das vezes essa não é uma tarefa fácil. Por exemplo: O quão paciente você é para lidar com conflitos, ou para ouvir e acolher alguém? Ou o quão paciente e resiliente você é para atender mais de 100 clientes num dia. Como você lida quando suas estratégias de vendas ou de pessoas não estão dando certo?


Por isso, todo trabalho vai exigir SIM um maior ou menor grau de equilíbrio emocional, assim como outros contextos da nossa vida como família, amigos, relacionamentos. E a maneira como lido com eles, não vai ser muito distante no ambiente de trabalho.


Vivemos a era da informação, onde as coisas mudam o tempo todo e de forma imprevisível. E se as organizações buscam acompanhar todo esse processo de mudança, obviamente a busca por colaboradores que também estão antenados a isso será o mais próximo do MATCH.


Claro, que você também pode optar por empresas mais tradicionais e que não buscam essa evolução, e tudo bem! Mas é importante frisar que talvez o desenvolvimento profissional, nesse contexto, permanece estagnado, e se pra você tudo bem que seja assim, então tá tudo certo. Mas tenha em mente que a sobrevivência deste cenário está caindo cada vez mais.



#2 PERMITA-SE ERRAR!


Você provavelmente já ouviu o ditado popular "é errando que se aprende". E mesmo vindo do senso comum, faz todo sentido!


Em início de carreira é muito comum o temor e vergonha de errar. Mas como você aprende algo sem errar? Como se aprende a andar de bicicleta sem rodinhas se não levar alguns tombos? Acho que esse cenário é bem utópico quando paramos pra pensar, certo? Assim como o pensamento de que um bom profissional não comete erros. Mito, mil vezes Mito!


Talvez um mau profissional é o que não admite seus erros, nem dos demais, e não busca aprender com isso.


Durante seu desenvolvimento você vai errar, e vai errar muitas vezes, e somente assim você vai saber como fazer e chegar ao acerto. E mesmo quando chegar ao acerto, você ainda vai buscar melhores formas de fazer. Isso chama-se aprendizado, evolução!

Então, não seja má ou mau com você mesmo. Permita-se tentar, errar e tentar de novo! Esteja aberto, seja flexível e concentre-se no que poderia ter feito melhor, olhe pra frente, mas sem esquecer dos erros, pois eles são tão importantes quanto os acertos para nos impulsionar ao melhor.


E quando os medos surgirem cabe o questionamento: Esse medo faz parte de minha própria insegurança, dúvida ou crítica interna?



#3 FEEDBACKS COMO CAMINHO PARA POTENCIALIZAR E DESENVOLVER!


Só podemos evoluir e fazer algo sobre isso, quando sabemos quais skills técnicas e não técnicas precisamos melhorar. E sem ter um olhar externo sobre isso, às vezes pode ser difícil de se perceber de forma individual.


Portanto, peça feedbacks aos seus gestores! O que está indo bem? E o que ainda precisa ser melhorado ou potencializado?


Foque nas melhorias comportamentais, pois são as skills mais desafiadoras de serem ditas e ouvidas, e de serem modificadas. Por isso, ter abertura para ouvir coisas difíceis também faz parte do processo.


Caso você não esteja no ambiente corporativo, pergunte aos seus familiares e amigos e faça uma reflexão posterior.



#4 SUA ESCOLHA NÃO PRECISA SER DEFINITIVA!


Em gerações passadas a ideia de escolha profissional era definitiva e um divisor de águas nas nossas vidas. Precisávamos buscar onde se encaixar, nos moldar para então ter uma oportunidade de ser escolhido(a).


Nas novas gerações o que se busca é aquilo que faça sentido, que tenha propósito e proporcione qualidade de vida, onde eu escolho onde quero estar e onde sinto motivação. Onde a carreira pertence a pessoa e não mais a organização.


Não sendo uma escolha mais definitiva. Temos a possibilidade de mudar o trajeto e planos quando acharmos necessário.


Claro que isso exige planejamento e organização. Mas ao contrário de tempos atrás, que tinha como ênfase a estabilidade e estagnação, hoje as noções de flexibilidade, adaptabilidade e aprendizagem contínua são mais importantes.


Ou seja, hoje posso estar me desenvolvendo para tal área e cargo, mas pode ser que ao concluir e ter essa vivência, eu busque aprender outras frentes, dando continuidade no meu aprendizado e repertório profissional. E tá tudo certo!


Sua escolha hoje, não precisa ser uma escolha para toda vida, pois estamos em frequente evolução e, junto com isso, evoluímos nossos desejos, sonhos e prioridades!


O importante é continuar aprendendo, refletindo e se desenvolvendo! Faça você, sua própria jornada para a satisfação profissional. <3


-----


Precisando de ajuda para entender melhor seu perfil profissional e traçar novos objetivos para sua carreira?


Conheça o MEU PERFIL DISC - a metodologia de desenvolvimento profissional que vai te ajudar a conhecer seus potenciais e oportunidades de acordo com as características do seu perfil comportamental.


Comments


  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Tel: (48) 9 9630-2982

comercial@empresabdr.com.br

Tel: (48) 9 9630-2982

comercial@empresabdr.com.br

bottom of page