Buscar
  • Lili Araújo - Talent Team Leader

TESTES DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO? FIQUE POR DENTRO!

Atualizado: 27 de out. de 2021

Quem nunca participou de um processo de recrutamento e seleção e saiu se perguntando para que servem aqueles testes que muitas vezes realizamos ali?



Para saciar algumas dessas dúvidas, reunimos aqui alguns dos testes mais comuns utilizados nos processos, e vamos contar pra vocês um pouco mais sobre como funcionam e para que servem. Vamos lá? :)



TESTE PALOGRÁFICO


Quem nunca se deparou com o teste dos palitinhos?


Seja em um processo de seleção ou no Detran para carteira de habilitação, muitas pessoas relatam ser um teste maçante e cansativo. E de fato é, pois exige que você permaneça por mais ou menos cinco minutos produzindo os tais "palitinhos", chamados de forma técnica de Palos.


Mas para que ele serve? O que avalia? Isso vai depender do contexto!


O Palográfico é um teste psicológico expressivo de personalidade. Ele foi criado na Espanha por Salvador Escala Milá e desenvolvido e divulgado no Brasil por Agostinho Minicucci.


Por meio dos palos é possível identificar características quanto à produtividade, ritmo de trabalho, organização, qualidade, agilidade, adaptabilidade e relacionamento interpessoal.


Por isso, faça o teste com calma, cada pessoa tem seu estilo e ritmo de trabalho, procure não se comparar aos demais para não perder o foco no momento da execução.


Vale ressaltar que por se tratar de um teste psicológico ele só pode ser aplicado por um(a) profissional da psicologia. Ah, e sempre que você realizá-lo, terá direito a retorno sobre seu resultado, que geralmente é feito de forma presencial.



TEADI - TESTE DE ATENÇÃO DIVIDIDA


Esse também se trata de um teste psicológico, que visa verificar a capacidade de dividir a atenção em dois ou três estímulos ao mesmo tempo. O teste é realizado num período de cinco minutos.


Pode-se dizer que atualmente há no Brasil a aceitação e definição de quatro grandes tipos de atenção: dividida, alternada, concentrada e sustentada. No entanto, o TEADI irá avaliar somente a atenção dividida. O mesmo também é utilizado para medir a atenção no trânsito.


A atenção é um processo psicológico básico, utilizado para o alcance de tarefas ou alcance de certos objetivos, no qual selecionamos estímulos necessários para a conclusão destas, excluído ou ignorando outros.


E mais uma vez, cabe ressaltar que não finalizar o teste, não significa um resultado ruim. Você pode não finalizar, mas ter acertado os estímulos/figuras até onde parou. Ou ainda, você pode ter finalizado o teste no tempo e ter tido marcações incorretas ou omissões. Por isso faça-o sempre com calma e no seu tempo.


Outro ponto importante é que o teste pode ser realizado de forma online, o que foi muito comum durante a pandemia. Nesse caso, é importante ter uma boa conexão para que isso não interfira no seu tempo de resposta. E caso ocorra problemas, sinalize o(a) avaliador(a).



DISC


Não se trata de um teste psicológico, e sim um teste de perfil, baseado na Metodologia DISC. O Guia do Perfil Comportamental DISC faz uso do trabalho do Dr. William Moulton Marston, professor e psicólogo pela Universidade de Harvard. Que vai mostrar a combinação de quatro dimensões do comportamento e seus cruzamentos.


Ele considera que o comportamento seguirá duas vias, a das atitudes ativas, potenciais ou passivas, combinadas ao contexto individual, podendo este ambiente ser favorável e fortalecedor das características potenciais, assim como antagônico a isso. Sendo assim o resultado vai depender muito do âmbito, contexto em que está sendo aplicado e do momento e interesses de evolução profissional de cada um.


As quatro tendências ou perfis são:

  • D - Dominância ou Execução: Perfil voltado a ação, tomada de decisão rápida e assumir riscos.

  • I - Influência ou Comunicação: Perfil voltado a pessoas, relacionamento interpessoal e persuasão.

  • S - eStabilidade ou Planejamento : Perfil orientado a colaboração, segurança e equilíbrio.

  • C - Conformidade ou Análise : Perfil voltado a processos e análises, dados e racionalidade.


Vale observar que esses perfis sempre irão se cruzar, uma pessoa não terá necessariamente apenas um deles como potencialidade. E de novo, depende do seu momento profissional e qual skill esteja desenvolvendo.


A avaliação é feita através de uma série de escolhas entre grupos de palavras que irão indicar suas características potências no momento atual.



QUATI - QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO TIPOLÓGICA


É baseado na teoria tipológica de Carl Jung. Trata-se de um teste onde não será avaliado um traço de personalidade, mas sim o conjunto destes, de forma integrada e dinâmica. Ele sugere estilos cognitivos e preferências de comportamentos individuais, os avaliando por meio de escolhas situacionais.


Sendo assim, descreve as maiores tendências de comportamento com base nas preferências que uma pessoa tem por utilizar uma ou outra atitude e função, bem como as áreas de menor interesse e dificuldades.


O teste é composto por seis propostas de situações cotidianas, cada uma com aproximadamente 15 pares de afirmações, em que o(a) avaliado(a) escolhe as que mais se aproxima.



REDAÇÃO OU TESTE DE ESCRITA


Apesar de não se tratar de um teste de personalidade ou de perfil, e nem de uma teoria específica, a solicitação de uma entrega escrita, redação ou resumo profissional poderá mostrar mais do que você imagina sobre seu estilo de trabalho. Quer saber o que? Por exemplo, o quanto se preocupa com a qualidade ou zelo pela organização. Se seu foco é no resultado a ser entregue, é provável que não se preocupe tanto com a qualidade.


Algumas vagas exigem uma boa produção textual como requisito, portanto é neste momento que podemos avaliar a sua capacidade de entrega. Esse também é um momento onde a pessoa candidata, no caso de um resumo profissional, poderá se expressar livremente e com calma, o que muitas vezes não consegue fazer em uma entrevista, por nervosismo ou simplesmente por não recordar de tudo que gostaria de levar neste momento.


Então lembre-se, a entrega diz muito sobre você. A maneira como se expressa, o quanto preza pela qualidade, resultado ou organização, e mais, o quanto valoriza sua trajetória.



 


Para concluir, vale destacar que, não importa o teste, o importante é ser você. Busque conhecer suas skills positivas e a desenvolver, respeite seu estilo de trabalho, não se compare e confie em seu potencial! ;)



Curtiu conhecer um pouco mais sobre os testes de recrutamento e seleção? Que tal sair na frente no autoconhecimento e descobrir agora mesmo o seu perfil DISC? Nosso time de especialistas está prontinho para auxiliar você!


Conheça mais no nosso site: Teste DISC: descubra o seu perfil comportamental profissional! (empresabdr.com.br).




 

Referências:
ALVES, Irai Cristina Boccato. O teste Palográfico na avaliação da Personalidade.
RUEDA, Javier Marín Fábian. Desempenho no teste de atenção dividida como resultado da idade das pessoas. Estudos de Psicologia I Campinas I 28(2) I 251-259 I abril - junho 2011.
Rueda, F. M. (2010). Teste de Atenção Dividida (TEADI) e Teste de Atenção Alternada (TEALT). São Paulo: Casa do Psicólogo.

QUATI PERSONALIDADE - Questionário de Avaliação Tipológica - versão II AUTOR(ES): José Jorge de Morais Zacharias - Editora Vetor.

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo