top of page
  • Foto do escritorBDR Conteúdo

4 dicas do que fazer antes da entrevista de emprego

Atualizado: 12 de ago. de 2022

A entrevista de emprego é uma etapa decisiva que pode mudar sua carreira. Por isso, preparamos 4 dicas para te ajudar a se preparar para este momento importante! Se liga! ;)


A colocação ou recolocação no mercado de trabalho é assunto sério. Afinal, uma escolha pode mudar toda a sua carreira. Quando falamos de entrevista de emprego, estamos falando de uma das etapas mais importantes desse processo. Então, como se preparar para a seleção?

Primeiro, é importante entender qual será seu papel dentro da empresa e se suas habilidades condizem com isso. Para ajudar você a se preparar para esse momento tão importante, elaboramos um artigo com 4 dicas. Dá uma olhadinha!

Como conseguir dar o seu melhor na entrevista de emprego?

Para obter a resposta da pergunta acima, você precisa focar sua energia nos dias anteriores à entrevista. Preparar-se para conversar com a pessoa recrutadora que fará a seleção, é essencial. Assim como nos preparamos para uma prova importante, por exemplo, é preciso estudo e dedicação. Então vamos às nossas dicas:

1 – Seja você mesmo

Sabemos que a pressão pode deixar qualquer candidato(a) nervoso(a) e apreensivo(a) sobre o que falar, como agir etc. Mas, apesar disso, tente ser o mais natural possível na entrevista de emprego. Isso fará o entrevistador se lembrar de você pela sua individualidade. Afinal, o que importa é você “dar match” com a vaga, e isso só acontece através de uma entrevista honesta e transparente!

2 – Memória afiada!

Na ocasião, a pessoa que estará te entrevistando fará uma série de perguntas profissionais e pessoais. Para não correr o risco de esquecer pontos interessantes, prepare sua memória! Para isso, note os pontos fortes da sua carreira, problemas que tenha tirado de letra ou ações que você mesmo criou. A partir daí, descreva o seu desempenho em cada uma delas e também quais foram as lições aprendidas. É relevante também trazer um pouco dos desafios que você teve ao longo dos anos. Feita a lista, releia e observe as competências que se encaixam em cada item:

  • Liderança.

  • Proatividade.

  • Trabalho em equipe.

  • Comunicação.

  • Resiliência.

3 – Estude sobre a empresa

Algumas perguntas são fundamentais numa entrevista de emprego. “Você conhece a empresa?”, “Há algum ponto interessante que atraiu você para essa vaga?”. Por isso, é obrigatório conhecer o terreno onde vai pisar.

Mostrar que você pesquisou sobre o trabalho, o propósito e a missão da empresa vai somar muitos pontos positivos. Com certeza, será uma vantagem mostrar que você conhece e está de acordo com os valores da instituição.

No caso de entrevistas onde o nome da empresa não é revelado, vale estar antenado ao perfil exigido para a vaga e aos detalhes divulgados sobre ela.

Então, estude tudo o que puder. As características de gestão, o setor em que a empresa atua, curiosidades, concorrentes, entre outros. O importante aqui é entender o quanto o seu perfil se encaixa com o da empresa.

4 – Prepare-se para perguntas “padrão”

Estar preparado para aquelas perguntas "padronizadas" pode ajudar muito. Por isso, elencamos algumas que são recorrentes nos processos seletivos. Por exemplo:

  • Por que você quer trabalhar nesta empresa?

  • Quais são seus pontos fracos e fortes?

  • Quais são suas maiores conquistas profissionais e pessoais?

  • Por que devemos contratar você?

Esses são questionamentos simples e usuais, principalmente na entrevistar direta com a gestão. Mas, se você deixar para formular uma resposta na hora, sob pressão, pode ter mais dificuldade de responder. Por isso, vale a pena anotar algumas possíveis respostas antes e então considerar situações em que você possa usá-las.

Isso deixará o processo muito mais proveitoso para você e para o profissional que está entrevistando.


Dedicação: o segredo para o sucesso na entrevista de emprego

Agora você conhece as principais dicas do que fazer antes da entrevista de emprego. Que tal começar a praticá-las? Muito estudo, muita dedicação e muito interesse vão tornar a entrevista um sucesso. Acredite na sua experiência e vá confiante ao processo de seleção. Boa sorte!


DICA EXTRA: Prepare-se muito bem fazendo uma simulação de entrevista com a BDR!


Já pensou em fazer uma "entrevista teste" com uma profissional qualificada que vai te ajudar a se perceber melhor em uma entrevista e te dar dicas essenciais para se sair melhor de acordo com o teu perfil?


Conheça a nossa ENTREVISTA SIMULADA ! A gente te ajuda a se sair bem! ;)

221 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Tel: (48) 9 9630-2982

comercial@empresabdr.com.br

Tel: (48) 9 9630-2982

comercial@empresabdr.com.br

bottom of page