Buscar
  • BDR Conteúdo

4 dicas do que fazer antes da entrevista de emprego

Atualizado: há 17 horas

A entrevista de emprego é uma etapa decisiva: ela pode mudar sua carreira. Por isso, preparamos 4 dicas para te ajudar a se preparar para este momento importante.


A colocação ou recolocação no mercado de trabalho é assunto sério. Afinal, uma escolha pode mudar toda a sua carreira. Quando falamos de entrevista de emprego, estamos falando de uma das etapas mais importantes desse processo. Então, como se preparar para a seleção?

Deve entender qual será seu papel dentro da empresa e entender se suas habilidades condizem com isso. Para ajudar você a se preparar para esse momento tão importante, elaboramos um artigo com 4 dicas. Acompanhe abaixo e melhore suas chances no processo seletivo!

Como conseguir dar o seu melhor na entrevista de emprego?

Para obter a resposta da pergunta acima, você precisa focar sua energia nos dias anteriores à entrevista. Preparar-se para conversar com o profissional que fará a seleção é essencial. Assim como nos preparamos para uma prova importante, por exemplo, é preciso estudo e dedicação. Aprenda agora mesmo os principais pontos a praticar!

1 – Seja você mesmo

Sabemos que a pressão pode deixar qualquer candidato nervoso e apreensivo sobre o que falar, como agir etc. Mas, apesar disso, tente ser o mais natural possível na entrevista de emprego. Somente assim você pode se mostrar uma pessoa verdadeira e autêntica.

Isso fará o entrevistador se lembrar de você pela sua individualidade. Afinal, o que importa é você “dar match” com a vaga, e isso só acontece através de uma entrevista honesta e transparente.

2 – Memória afiada!

Na ocasião, a pessoa que estará entrevistando fará uma série de perguntas profissionais e pessoais. Para não correr o risco de esquecer pontos interessantes, prepare sua memória. Além disso, anote os pontos fortes da sua carreira, problemas que tenha tirado de letra ou ações que você mesmo criou.

A partir daí, descreva o seu desempenho em cada uma delas e também quais foram as lições aprendidas. É relevante também trazer um pouco dos desafios que você teve ao longo dos anos. Feita a lista, releia e observe as competências que se encaixam em cada item:

  • Liderança.

  • Proatividade.

  • Trabalho em equipe.

  • Comunicação.

  • Resiliência.

3 – Estude sobre a empresa

Algumas perguntas são fundamentais numa entrevista de emprego. “Você conhece a empresa?”. “Há algum ponto interessante que atraiu você nessa vaga?”. Por isso, é obrigatório conhecer o terreno onde vai pisar.

Mostrar que você pesquisou sobre o trabalho, o propósito e a missão da empresa vai somar muitos pontos positivos. Com certeza, será uma vantagem provar que você está de acordo com os valores da instituição.

No caso de entrevistas onde o nome da empresa não é revelado, vale estar antenado às suas próprias experiências e manter a segurança do que você já sabe.

Então, estude tudo o que puder. As características de gestão, o setor em que a empresa atua, curiosidades, concorrentes, entre outros.. O que ele quer na entrevista de emprego é saber se o seu perfil se encaixa com o da empresa.

4 – Prepare-se para perguntas “padrão”

Estar preparado para perguntas que certamente serão feitas na entrevista de emprego pode ajudar muito. Por isso, elencamos algumas que são recorrentes nos processos seletivos. Por exemplo:

  • Por que você quer trabalhar nesta empresa?

  • Quais são seus pontos fracos e fortes?

  • Quais são suas maiores conquistas profissionais e pessoais?

  • Por que devemos contratar você?

  • Como você se imagina daqui a 5 ou 10 anos?

Esses são questionamentos simples. Mas, se você deixar para formular uma resposta na hora, sob pressão, pode não pensar em uma frase tão adequada. Por isso, vale a pena anotar algumas respostas possíveis. E então considerar situações em que você possa usá-las.

Isso deixará o processo muito mais proveitoso para você e para o profissional que está entrevistando.

Dedicação: o segredo para o sucesso na entrevista de emprego

Agora você conhece as principais dicas do que fazer antes da entrevista de emprego. Que tal começar a praticá-las? Muito estudo, muita dedicação e muito interesse vão tornar a entrevista um sucesso. Acredite na sua experiência e vá confiante ao processo de seleção. Boa sorte!

E, se quiser uma ajudinha, a BDR está aqui para tornar esse processo mais proveitoso. Confira nossa loja e veja os serviços especializados que oferecemos para você!

24 visualizações

© 2020 Por BDR Talentos Corporativos. Todos os direitos reservados.

  • Facebook BDR
  • Instagram BDR
  • LinkedIn BDR