Buscar
  • BDR Conteúdo

Como lidar com a ansiedade na entrevista de emprego?

Atualizado: 12 de ago. de 2021

Ansiedade na entrevista de emprego pode gerar dificuldades no processo seletivo. Por isso, separamos nesse artigo, algumas dicas visando te ajudar a lidar com esse sentimento. :)



De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) , a ansiedade tem aumentado cada vez mais, principalmente desde a pandemia do COVID-19. De fato, nos últimos 15 anos houve um aumento expressivo na frequência de transtornos relacionados a este mau. Cada vez mais pessoas são diagnosticadas com algum transtorno psicológico relacionado a ansiedade, e precisam aprender a conviver e lidar com esse sentimento de agonia e angústia que, muitas vezes, pode ser paralisante.


A verdade é que vivemos um momento no mundo em que tudo é rápido, acelerado e instantâneo. Parcialmente, devido aos avanços da tecnologia, vivemos em uma realidade em constante movimento e mudança, e a correria do dia-a-dia pode contribuir consideravelmente para crises de ansiedade.

A ansiedade na hora da entrevista: como lidar?

Entrevistas de emprego podem tirar o nosso sono, nos deixar de mãos suadas e, muitas vezes, nos fazer esquecer até as respostas mais simples.


A ansiedade na entrevista de emprego é quase involuntária. Até as pessoas mais bem preparadas ficam nervosas em situações como essa. Mas existem coisas que você pode fazer para minimizar essa sensação de insegurança e assim, é possível melhorar seu desempenho na busca por aquela vaga dos sonhos.


Separamos algumas dicas valiosas que podem te ajudar a se sair melhor nessa etapa profissional. Vamos lá!


Dica 1: Autoconhecimento


O autoconhecimento é uma importante ferramenta em um processo de seleção. Você precisa se conhecer bem, saber quais são seus maiores desafios, seus pontos fortes e suas inseguranças.


Isso facilita muito na hora de fazer uma entrevista porque revela transparência e sinceridade. Além disso, se você se conhece, vai saber exatamente o que precisa estudar mais para se sentir tranquilo no dia.


Dica 2: Perspectiva é tudo!

A forma como você enxerga essa oportunidade, pode fazer toda a diferença. Foque sua perspectiva na certeza de que você dará seu melhor e que, independentemente do resultado, já é incrível ter o currículo selecionado para a etapa de entrevista.


Assim, você se livra um pouco daquela pressão de que PRECISA conseguir a vaga, e a experiência se torna mais leve.


Procure enxergar a entrevista como uma chance de conhecer o mercado de trabalho. Entenda melhor como as coisas funcionam, saiba o que os recrutadores esperam dos candidatos. Treine para próximas entrevistas e mostre um pouco do que aprendeu até o momento.


Dica 3: Fale o necessário!

A sinceridade é essencial, mas saber a hora de falar e de parar de falar, também é importante! Se você começar a dar respostas muito longas, pode se perder no raciocínio, ou acabar dando informações irrelevantes para o momento.


É legal manter o foco das perguntas. Responda com cordialidade, respire fundo e fale com calma, deixe a pessoa que está te entrevistando fazer as perguntas.


Dica 4: Pontos fracos e desenvolvimento

Essa ideia de que temos que mostrar conhecimento em tudo já é ultrapassada. Hoje, as empresas entendem que é impossível que um profissional saiba tudo, afinal todos, tanto empresa quanto profissionais, têm muitos pontos a melhorar e ser desenvolvidos. Por isso, o conhecimento conta, mas demonstrar interesse em aprender e crescer também é fundamental.


Se a pessoa que está recrutando te questionar, fale dos seus pontos a serem desenvolvidos, não tenha medo de dizer que não sabe.

Além de tratar do assunto com honestidade e sinceridade, isso mostra que você se conhece e está em busca de ser uma pessoa melhor a cada dia.


Dica 5: Planeje o dia da entrevista


O melhor jeito de combater a ansiedade é o planejamento! Programe-se para sair cedo e evitar o trânsito. Chegue com calma no local da entrevista e não se preocupe com atrasos e possíveis imprevistos.


Pesquise o local, o tempo de deslocamento da sua casa até a empresa, e decida a roupa com antecedência. Essas são coisas que podem te ajudar a manter a calma e se sentir melhor preparado(a).


Dica 6: Alimentação!


Alguns alimentos e bebidas têm propriedades naturais que podem te manter calmo. Um chazinho de camomila e um suco de maracujá são sempre uma boa pedida. Uma boa dica, é fazer algum exercício antes, se houver tempo para isso, tipo uma caminhada, meditação ou yoga, essas atividades podem ser terapêuticas para ajudar na ansiedade.


Procure consumir alimentos com triptofano, uma substância que auxilia na produção da serotonina. Esse hormônio dá uma sensação de bem-estar, reduz o estresse e evita a insônia. Alguns desses alimentos são: a banana, morango, aveia, arroz, milho, nozes e batata-doce.




Esperamos que essas dicas te ajudem a ter um melhor preparo e maior tranquilidade para potencializar seu desempenho no momento da entrevista!

Conhece alguma dica que não citamos aqui? Deixe nos comentários pra gente saber quais são! :)


Invista na sua carreira com a BDR

Quer investir na sua carreira? Maximize as oportunidades e desenvolva suas habilidades com a ajuda da BDR. Clique aqui para conhecer os nossos serviços!

98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo