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Como lidar com a ansiedade na entrevista de emprego?

Ansiedade na entrevista de emprego pode dificultar o processo seletivo. Neste post, damos algumas dicas para te ajudar a lidar com esse sentimento!



De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) , a ansiedade tem aumentado cada vez mais, principalmente com a pandemia. Aliás, nos últimos 15 anos houve um aumento expressivo na frequência de transtornos relacionados a este mau. Cada vez mais pessoas são diagnosticadas com algum transtorno psicológico relacionado a ela. E precisam conviver com esse sentimento de agonia e angústia que muitas vezes parece estar no controle das nossas vidas. Se no dia a dia essa situação é desafiadora, imagine, por exemplo, lidar com a ansiedade na entrevista de emprego.


A verdade é que vivemos um momento em que tudo é rápido, acelerado, instantâneo. Todo esse movimento frenético é colocado à nossa disposição pela tecnologia. E ele tem relação com a construção da ansiedade nas pessoas.


Dicas para lidar a ansiedade na entrevista de emprego

Se ficamos ansiosos em situações corriqueiras, naquelas em que o frio na barriga é normal, torna-se mais difícil controlar as emoções. Um exemplo são as entrevistas de emprego. Elas tiram nosso sono, deixam nossas mãos suadas e muitas vezes nos fazem esquecer respostas simples.


A ansiedade na entrevista de emprego é quase involuntária. Até as pessoas mais bem preparadas ficam nervosas em situações como essa. Mas existem coisas que você pode fazer para minimizar essa sensação de insegurança. Assim, é possível melhorar o desempenho para conseguir aquela vaga dos sonhos.


Separamos algumas dicas valiosas que podem te ajudar a se sair melhor nessa etapa profissional. Vamos lá!


Autoconhecimento

O autoconhecimento é uma importante ferramenta em um processo de seleção. Você precisa se conhecer bem, saber quais são seus maiores desafios, seus pontos fortes e suas inseguranças.


Isso facilita muito na hora de fazer uma entrevista porque revela transparência e sinceridade. Além disso, se você se conhece, vai saber exatamente o que precisa estudar mais para se sentir tranquilo no dia.


Pense positivo

Saia de casa tendo a certeza de que você dará seu melhor. E de que, independentemente do resultado, já é incrível ter o currículo selecionado para a etapa de entrevista. Isso pode fazer toda a diferença para lidar com a ansiedade na entrevista de emprego. Assim, você tira um pouco daquela pressão de que PRECISA conseguir a vaga, e a experiência se torna mais leve.


Procure pensar na entrevista como uma chance de conhecer o mercado de trabalho. Entenda melhor como as coisas funcionam, saiba o que os recrutadores esperam dos candidatos. Treine para próximas entrevistas e mostre um pouco do que aprendeu até o momento.


Fale o necessário

A sinceridade é essencial, mas saber a hora de falar (e de parar) também. Se você começar a dar respostas muito longas, pode ser desnecessário, pois você pode acabar dando informações irrelevantes para o momento.


É legal manter o foco das perguntas. Responda com cordialidade, respire fundo e com calma e deixe a pessoa que está te entrevistando fazer as perguntas.


Pontos fracos

Essa ideia de que temos que mostrar conhecimento em tudo já é ultrapassada. Hoje, as empresas entendem que é impossível que um profissional saiba tudo, afinal todos, tanto empresa quanto profissionais têm muitos pontos a melhorar e ser desenvolvidos. Por isso, o conhecimento conta, mas demonstrar interesse em aprender e crescer também é fundamental.


Se a pessoa que está recrutando te questionar, fale dos seus pontos a serem desenvolvidos, não tenha medo de dizer que não sabe. Além de tratar do assunto com honestidade e sinceridade, mostra que você se conhece e busca ser uma pessoa melhor a cada dia.


Planeje o dia da entrevista

O melhor jeito de combater a ansiedade é o planejamento! Programe-se para sair cedo e evitar o trânsito. Chegue com calma no local da entrevista e não se preocupe com atrasos e possíveis imprevistos.


Pesquise o local, o tempo de deslocamento da sua casa até a empresa, e decida a roupa com antecedência. Essas são coisas que podem te ajudar a manter a calma.


A alimentação também é importante

Alguns alimentos e bebidas têm propriedades naturais que podem te manter calmo. Um chazinho de camomila e um suco de maracujá são sempre uma boa pedida. Uma boa dica é fazer algum exercício antes, tipo uma caminhada. Meditação e yoga também servem como terapias para ajudar na ansiedade.


Procure consumir alimentos com triptofano, uma substância que auxilia na produção da serotonina. Esse hormônio dá uma sensação de bem-estar, reduz o estresse e evita a insônia. Alguns deles são banana, morango, aveia, arroz, milho, nozes e batata-doce.


Essas dicas podem te ajudar a ter um melhor preparo e maior tranquilidade para potencializar seu desempenho no momento da entrevista!

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