Buscar
  • Michelle Borba - BDR Founder

DICAS DE RH: COMO CONDUZIR UMA BOA ENTREVISTA?

O que fazer para realizar uma boa entrevista e conquistar um novo talento para o seu time?

A experiência de quem será o seu match perfeito já começou e também depende de você!



A entrevista com a liderança é uma das etapas mais esperadas do processo seletivo, tanto para a empresa quanto para a pessoa candidata. A gente sabe que você, como líder, está super na expectativa de saber tudo sobre ela, suas skills e como poderá auxiliar o seu time a performar melhor e a aumentar a qualidade das entregas.

Mas espera aí! É importante lembrar que do outro lado também tem alguém cheio(a) de expectativas, que tem curiosidades e dúvidas sobre você, sobre a empresa e o time em que pode vir a atuar.

A pessoa candidata pode até não ser o seu match ideal nesse momento, mas ela certamente vai contar para outras pessoas como foi a experiência de ser entrevistada por você e essa será a imagem da empresa que ficará por bastante tempo! O famoso employer branding, já ouviu falar? É umas das principais estratégias de atração e retenção de talentos, e o processo seletivo é uma das ações que podem gerar uma percepção positiva ou não da empresa enquanto ambiente de trabalho e colaboradores, dependendo de como você conduzir a entrevista.

Já que essa conversa é um momento tão importante do processo, que tal fazer de tudo para tornar esse momento uma experiência bacana?

Se liga nessas dicas que separamos especialmente pra você!


1. O BÁSICO TAMBÉM PRECISA SER FEITO!


Sentir que você se planejou para esse momento é o primeiro passo para a pessoa candidata perceber que a empresa se importa com as pessoas e que tem como um dos seus valores o respeito. Para conduzir uma boa entrevista:

  • Separe pelo menos 40 minutos para a conversa.

  • Inicie a entrevista no horário combinado.

  • Reserve um ambiente apropriado.

  • Desligue o telefone e notificações que tirem o seu foco.

2. NADA DE IMPROVISO!


Sua postura e a forma como conduz o bate-papo dizem muito mais sobre você e seu estilo de liderança do que você imagina. A liderança tem papel crucial para a retenção e atração de talentos, nesse momento você estará representando a empresa e seu time, e essa é a imagem que terão de vocês lá fora.

  • Leia as informações e/ou currículo antes da entrevista, assim vocês terão mais tempo para conversar sobre o que é realmente importante.

  • Anote as suas dúvidas e o que deseja perguntar, pense em perguntas que façam sentido para entender sobre a carreira da pessoa candidata e que te forneçam base para avaliar se as suas soft skills estão alinhadas com o que o time precisa.

  • Faça um roteiro de como vai conduzir a entrevista e planeje de que forma vai explicar sobre a empresa, a área de atuação, a equipe, oportunidades e responsabilidades do cargo.

3. VOCÊ PRECISA "QUEBRAR O GELO"!


É natural que a pessoa candidata esteja ansiosa ou nervosa para esse momento, afinal esse pode ser o novo desafio que ela tanto buscava para a carreira. Por isso, ao conduzir a entrevista:

  • Como start da conversa, inicie se apresentando, conte um pouco sobre a sua história na empresa e o seu papel nela, temas que você estuda e áreas de interesse.

  • Peça para que ela se apresente, que fale sobre a sua história e aos poucos vá inserindo as perguntas que você planejou e deseja fazer.

  • Ah! Não se esqueça que informações consideradas sensíveis não devem ser perguntadas, como idade, estado civil, situação familiar, raça, etnia.

4. SEU TIME É PARTE DA TOMADA DE DECISÃO!


Convide um integrante da sua equipe para participar da conversa com você, isso tornará a conversa mais dinâmica e rica.

  • Deixe que o(a) colaborador(a) fale sobre como é atuar na empresa e na área, os desafios que o time enfrenta e o estilo de trabalho na equipe. Isso vai trazer mais segurança para a pessoa candidata e aumentar o seu engajamento no processo.

  • Essa ação também é bacana para que você não tome uma decisão sozinho(a), é legal contar com uma segunda percepção. Seu time se sentirá mais responsável sobre a retenção e performance da pessoa contratada futuramente.


5. POR FIM, MAS NÃO MENOS IMPORTANTE!

Explique mais sobre o cargo e o que você almeja com essa contratação. Essa é uma ótima oportunidade para você "vender" a vaga e deixar a pessoa candidata empolgada com a oportunidade. Mas lembre-se, traga as informações com sinceridade, seja realista!

  • Crie um espaço confortável para que a pessoa candidata consiga tirar as suas dúvidas sobre a empresa, a área de atuação, o time e as curiosidades que possam ter ficado.

  • Também oriente sobre alguma próxima etapa do processo, em quanto tempo terá um feedback e quem será o responsável por isso. Seja realista, é melhor passar um prazo maior e conseguir cumprí-lo. Receber um retorno do processo, mesmo que não tenha sido positivo, é essencial!

DICA EXTRA!


Ah! Também separamos algumas perguntas que você pode incluir no roteiro da sua entrevista! Que tal? ;)

  • Qual avaliação você faz da sua última ou atual experiência profissional?

  • Qual a imagem que você acredita ter deixado para sua última gestão e equipe de trabalho?

  • Em qual projeto percebe que seu trabalho mais agregou valor?

  • Poderia me contar um desafio inesperado que surgiu em projeto e que você não conseguiu solucionar?

  • Qual o maior risco que você correu numa decisão que teve que tomar sozinho(a)?

  • Descreva a última vez em que precisou tomar uma atitude difícil no trabalho. O que foi, por que, como agiu e qual o resultado?

  • Conte-me sobre uma situação em que você precisou abrir mão de suas ideias em favor da equipe.

Curtiu o conteúdo mas ainda precisa de uma ajudinha nos seus processos de recrutamento e seleção? Não se preocupe, porque o nosso time especializado pode ajudar você e o seu negócio a encontrar aquele MATCH profissional que você busca!


Dá uma olhadinha nos nossos planos de serviços AQUI NO NOSSO SITE, e se quiser saber mais, ou se precisar de um plano feito sob medida para a sua necessidade, entre em contato conosco CLICANDO AQUI ! <3

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo