top of page
  • Foto do escritorBDR Conteúdo

7 itens que não podem faltar no seu currículo

Atualizado: 12 de ago. de 2022

O currículo é o cartão de visita para quem busca uma oportunidade de trabalho. Alguns itens são essenciais para conquistar a vaga tão desejada.



Está em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho? O currículo funciona como o cartão de visita para conseguir uma vaga. Por isso, ao elaborar seu currículo, tenha todo o cuidado para que ele passe as informações necessárias sobre sua trajetória profissional.


Como elaborar um bom currículo pode gerar muitas dúvidas. Por isso, é importante ressaltar que informações demais às vezes atrapalham e podem prejudicar o desempenho no processo seletivo. No entanto, esquecer-se de acrescentar dados importantes também pode pode gerar dificuldades durante o recrutamento.

Basicamente, o currículo deve:

  • Ser objetivo.

  • Destacar informações de acordo com o cargo almejado.

  • Falar sobre experiências profissionais, formações acadêmicas, habilidades – entre outros dados importantes para a oportunidade em questão.

Para te ajudar, separamos algumas dicas essenciais para elaborar o currículo de maneira eficiente. Confira!


Suas informações básicas não podem faltar!


O princípio básico de um bom currículo é apresentar as informações com clareza. Assim, o/a profissional que está fazendo o recrutamento será capaz de interpretar tudo com facilidade.


Além disso, é fundamental que você seja sincero(a): informe em seu currículo somente as experiências e habilidades que realmente possui. É importante também ter cuidado com a ortografia e com a gramática.

Pode parecer engraçado, mas muitos candidatos(as) se esquecem de colocar no currículo suas informações de contato. Mantenha telefone e e-mail sempre atualizados.


Evite utilizar endereços eletrônicos com apelidos. Essas informações são essenciais para o(a) recrutador saber como entrar em contato com você para marcar uma entrevista.


Descreva suas experiências com detalhes


O que ocorre é que quando montam o currículo, muitos profissionais não descrevem com detalhes as atividades executadas nos cargos que ocuparam. Não basta colocar apenas o cargo que ocupou, é necessário descrever o que você fez de fato enquanto ocupou aquela vaga.


Essa informação é muito importante para que o recrutador(a) identifique as habilidades de destaque fundamentais para o preenchimento da vaga. Ao esquecer alguma atividade, o currículo pode passar despercebido, e você perde a chance de conseguir aquela oportunidade tão desejada.


Informe sua qualificação profissional


Em poucas palavras, indique suas qualificações profissionais e a área em que deseja atuar. Evite colocar muitas informações nesse item ou descrever as metas de vida e de desenvolvimento de carreira. Seja o mais breve possível.


Lembre-se que com uma leitura rápida o(a) recrutador(a) precisa entender quem é você e por quais competências técnicas deve lhe incluir no processo seletivo. Um resumo bem feito, pode garantir a sua vaga. Sugerimos no máximo 4 linhas focando na área almejada.


Educação


Descrever a formação e os cursos que frequentou por ordem de importância é fundamental no seu currículo. Conhecendo sua formação, a pessoa que estiver fazendo o recrutamento avaliará se você preenche os requisitos para a vaga.

Aliás, os profissionais mais valorizados são aqueles que investem em formação complementar, como cursos profissionais de curta duração. Por isso, procure sempre se manter em desenvolvimento e não se esqueça de mencionar tudo isso em seu currículo.



Habilidades


Aqui é muito importante destacar suas principais habilidades que poderão fazer sentido para as vagas em questão, por exemplo, conhecimentos de informática, habilidades com programas/softwares ou outras ferramentas de trabalho, experiência com atividades específicas da área, etc. Se você fala mais de um idioma, não se esqueça de citar a informação no currículo. Coloque também o nível de conhecimento que possui e, caso ainda esteja estudando, deixe essa informação bem clara.


Se saber falar outra língua for um requisito da vaga, você será testado e deverá comprovar o nível de conhecimento informado. Por isso, informe somente o que você realmente sabe.


Destaques


Você executou algum projeto específico e que tenha alcançado bons resultados? Procure mencionar no seu currículo. Outro item interessante a ser mencionado no documento: uma promoção ou mudança de cargo dentro da empresa em que trabalhou.


Para a pessoa que está fazendo o recrutamento, essa informação pode ser relevante para entender o seu nível de comprometimento profissional. Esses fatos podem fazer você se destacar em meio a outros candidatos e garantir aquela vaga tão esperada.


Para não esquecer

  • O currículo deve ter no máximo duas páginas e conter as informações necessárias para a vaga que está procurando. Evite informações sobre atividades profissionais que não tenham relação com o que você busca e não sejam importantes para o recrutamento.

  • Para quem está procurando o primeiro emprego, é importante mencionar no currículo todas as formações acadêmicas e extracurriculares.


Agora você já sabe como elaborar um currículo de forma clara e objetiva. Que tal começar a pôr em prática todas essas dicas? Aproveite para potencializar o seu currículo com a nossa CV REVIEW , a nossa ferramenta online para te ajudar a deixar o seu CV ainda mais atrativo! Conheça já!


151 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Tel: (48) 9 9630-2982

comercial@empresabdr.com.br

Tel: (48) 9 9630-2982

comercial@empresabdr.com.br

bottom of page