Buscar
  • BDR Conteúdo

Procurando emprego? Confira 5 dicas antes de buscar um novo job!

O salário é um ponto importante quando estamos procurando emprego. Mas existem outros fatores que também são essenciais. Saiba mais neste post!




Iniciar no mercado de trabalho, hoje, é um desafio! Mas você pode descomplicar essa fase tão importante da vida profissional tomando as decisões certas e fazendo as perguntas certas. Uma carreira de sucesso é construída desde o primeiro momento, na escolha da profissão, na construção do currículo e principalmente nas oportunidades que você busca no início, quando está procurando emprego. Mas como acertar?


Quando profissionais estão à procura de uma oportunidade, muitos focam no retorno financeiro e acabam se esquecendo de todo o resto. Ou seja, que a profissão pode ser algo que traga felicidade, evolução profissional e emocional e felicidade.


Quando estiver procurando emprego, focar apenas em retorno financeiro pode ser sinônimo de frustração a longo prazo. Por isso, neste post, vamos te contar quais pontos são importantes quando se está procurando emprego. Com estas dicas você poderá fazer boas escolhas e ser bem sucedido no mercado de trabalho. Confira!


Saiba o que te motiva


Motivação é algo fundamental para fazer um bom trabalho e se sentir realizado profissionalmente. Quando nos sentimos motivados com o nosso trabalho, nos sentimos também completos e felizes. Isso nos incentiva a buscar cada vez mais aprendizado, conhecimento, e a evoluir profissionalmente.


A motivação também é uma grande aliada no crescimento da carreira. Isso porque profissionais motivados tendem a ser mais produtivos, a entregar trabalhos com mais qualidade. E assim, consequentemente, conseguem ótimos cargos e salários.


Use seu propósito de vida a seu favor


Você costuma focar no que dá dinheiro e deixar de lado o que faz sentido pra você, como seus princípios e objetivos? Estudos indicam que profissionais que usam a carreira para desenvolver um propósito de vida são mais felizes. E que essa é uma tendência cada vez maior no mercado de trabalho.

Nem sempre o retorno financeiro é somente o que as pessoas querem. Ao procurar emprego, há uma busca por atividades que façam com que o profissional vá além. Ou seja, que permitam que se desenvolva e consiga fazer alguma coisa que realmente contribua com o mundo – deixando uma espécie de legado.


Assim, através da profissão, é possível traçar um propósito! Por isso, quando estiver procurando emprego, foque naquilo que, além de trazer satisfação profissional, faça sentido para sua vida pessoal.


Lembre-se de que é o seu caminho, não o dos outros


A verdade é que não existe a profissão que dá mais dinheiro e aquela que não é mais tão valorizada. O mercado atual é pulverizado o suficiente para proporcionar espaço para todo mundo. Há público para todos, e isso é muito legal! Vai se destacar quem realmente for bom naquilo que faz, quem tem amor pela profissão.


Por isso, considere aquilo que realmente combina com você quando estiver procurando emprego. Ignore um pouco a pressão externa e as opiniões sobre a sua carreira profissional. Tente visualizar onde você gostaria de chegar no futuro, de que forma quer deixar sua marca através da profissão. E vá em frente!


Entenda como funciona o seu mercado de trabalho


Assim como existem diferentes perfis de profissionais, os mercados de trabalho são diferentes. Dessa forma, oferecem uma realidade diferente para cada tipo de profissional.


Você não se vê trabalhando oito horas por dia dentro de um escritório? Quando estiver procurando emprego, considere profissões que vão te oferecer mais flexibilidade. Talvez a possibilidade de trabalhar remotamente em lugares onde o horário não seja um problema.


Além disso, entender a remuneração também é essencial. Saiba quanto você ganhará, se existe a possibilidade de crescimento de carreira ou de desenvolvimento dentro da empresa. Quais são os benefícios? Existe a prática de hora extra? Essas horas são pagas?


São perguntas que parecem bobas, mas que fazem toda a diferença no dia a dia. E garantem que você saiba onde está pisando para que não se decepcione ou se frustre depois de certo tempo.


Contatos são importantes quando estiver procurando emprego


O cenário econômico transformou a oportunidade de conseguir uma vaga em algo ainda mais difícil do que costumava ser. Nesses momentos, as indicações de pessoas conhecidas podem fazer toda a diferença!


Conheça pessoas da área: permita que elas vejam quem você é e quais os seus objetivos profissionais. Uma indicação pode ser o início de uma nova jornada no emprego dos seus sonhos.


Tenha qualificações


Por fim, e não menos importante: qualificação. As coisas mudam cada vez mais rápido. Atualização e conhecimento nunca são demais! É essencial que você esteja sempre em busca de novas fontes de estudo, faça cursos, se atualize.


Profissionais que não se reciclam tendem a não conseguir acompanhar a velocidade que o mercado demanda. E isso pode acabar atrapalhando o desempenho profissional. Além disso, se você deseja mudar de área ou buscar um novo trabalho, precisa entender quais qualificações são necessárias e ir em busca disso.


Em busca da vaga dos sonhos?

Encontre a vaga que se encaixa com você no banco de dados da BDR! Sabemos que a busca por uma nova oportunidade profissional nem sempre é um processo simples.


Por isso, nosso objetivo é atuar em parceria com cada profissional. Queremos conhecer as potencialidades de cada pessoa, suas expectativas profissionais e seus objetivos. Assim, quando te apresentarmos para uma empresa, pode ter certeza de que acreditamos que ela é o seu MATCH!

3 visualizações0 comentário

© 2020 Por BDR Talentos Corporativos. Todos os direitos reservados.

  • Facebook BDR
  • Instagram BDR
  • LinkedIn BDR