Buscar
  • BDR Conteúdo

4 dicas na hora de se preparar para uma entrevista online

Atualizado: há um dia

Entrevistas online tem se tornado a cada dia mais comuns, mas elas ainda podem assustar um pouco à primeira vista. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a arrasar nessa etapa! ;)



Os últimos anos foram marcados pelo auge de uma prática que já tinha tudo para virar tendência: a entrevista online. Na realidade atual, muitas empresas ainda seguem o sistema de home office ou estão aderindo permanentemente ao modelo de trabalho híbrido. Por isso, é necessário nos adaptarmos aos processos virtuais para acompanharmos estes movimentos do mercado.

Se você está se candidatando a uma vaga de emprego e a entrevista será online, esse artigo é para você! E mesmo que não tenha uma entrevista agendada agora, é muito possível que você tenha que passar por essa experiência em algum momento durante a sua busca por oportunidades. Então acompanhe o artigo abaixo sobre como se preparar com nossas 4 dicas!

Como funciona a entrevista online?

Para começar, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o processo à distância de uma entrevista online. Assim como em qualquer tipo de recrutamento, ambos os lados (recrutadores e candidatos) devem realizar um preparo para a entrevista. Para você que é candidato(a), a maior diferença é não precisar ir até o local onde a empresa está instalada, e preparar seu ambiente em casa.

Essa é uma grande vantagem. Afinal, estar no conforto da sua casa, num ambiente conhecido, pode gerar uma maior segurança. O recrutamento online também pode beneficiar o próprio processo da busca por emprego em si, pois, através da tecnologia é possível acessar facilmente bancos de talentos e se candidatar à vagas em sistemas de candidatura virtuais.


Já para recrutadores, o papel da empresa é criar um ambiente, mesmo que online, agradável e profissional. Ou seja, um ambiente onde candidatos possam expressar o que for pertinente, confortavelmente.

Então fique tranquilo(a)! Os profissionais que vão conversar com você estarão preparados para essa nova modalidade, pois garantir boas experiências em processos seletivos – à distância ou não – mantém o interesse de bons candidatos nas empresas.

Como em qualquer entrevista, é muito importante se preparar para este momento para potencializar suas oportunidades de carreira. Continue lendo o artigo e preste atenção em cada etapa para ter uma entrevista mais bem-sucedida!


1. Use a tecnologia a seu favor!

Uma entrevista online, em primeiro momento, pode trazer muitas ansiedades. "Como será a conversa à distância? Será que vou conseguir me concentrar e me expressar? Será que vou conseguir controlar a ansiedade e o nervosismo vendo meu rosto na tela?"

Bom... Nós temos uma boa notícia para você! A resposta para todas as perguntas anteriores é: SIM, É POSSÍVEL! Para isso, basta se lembrar que a a tecnologia está a seu favor neste processo! Por exemplo, que tal voltar seu pensamento para o fato de que você está na segurança e no conforto da sua própria casa? Esse é o seu ambiente, o local propício você falar de você mesmo com toda a propriedade do mundo.


2. Preparação

Não é apenas o(a) recrutador(a) que precisa se preparar para este encontro. Você e seu ambiente também! Essa é uma etapa muito importante e que não deve ser pulada, ok?!


Falamos acima sobre você usar a tecnologia a seu favor. Porém, sabemos que acontece, e muito, de a internet apresentar instabilidades. Ou de o cachorro do vizinho começar a latir alto e sem parar. Até mesmo de alguém entrar no ambiente no meio da conversa, dentre outros possíveis imprevistos.

Por isso, é importante tomar algumas providencias de antemão, como por exemplo, avisar a todos da casa que você precisa daquele momento particular – e com o máximo de silêncio que puder. Procurar um cômodo que seja mais afastado, fechar as portas para criar um local onde você possa se concentrar. Pense no que é possível prever, e o que você pode fazer a respeito.


3. Falando em concentração...

Aqui a dica também vale para ambos, entrevistador(a) e entrevistado(a): a atenção deve estar totalmente focada na conversa. Para isso, desligue telefones, televisão e tudo que pode atrapalhar a sua concentração.


Apesar de online, o mesmo contato visual do processo presencial deve ocorrer, então olhe sempre para a câmera. Não se esqueça de também prestar atenção na fala da pessoa que está fazendo a seleção. Demonstre interesse pelo que ela diz e anote, se precisar. Seja acessível e transparente.


4. Comunicação

Quando se trata de tecnologia, sabemos que imprevistos podem acontecer e às vezes nos pregar peças quando mais precisamos. Um problema que acontece muito em entrevistas online é o delay na conexão. Sabe, quando você fala mas a sua voz só é ouvida bem depois do outro lado? Pois é! Se isso acontecer, é possível evitar que a comunicação seja muito prejudicada, e a nossa dica é: fale pausadamente.


Dê um “respiro” entre as frases, empregue bem as vírgulas e os pontos na sua narrativa. Além de não precisar se repetir, caso aconteça o delay, você garante que a pessoa te ouça e te entenda com maior clareza.


Sucesso na sua entrevista!


Agora que você já sabe como funciona a entrevista online, vamos recapitular as nossas dicas! Anota aí:

  • Use a tecnologia e o conforto da distância a seu favor.

  • Prepare-se e prepare também o ambiente.

  • Concentre-se na conversa, pois durante a entrevista nada mais importa.

  • E, por último, fale pausadamente para ser entendido.


Se você seguir esses conselhos, sua entrevista online poderá ser ainda melhor!


Quer conferir mais dicas como essas? Acesse nosso site e saiba mais!

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo