Buscar
  • BDR Conteúdo

Trocando de carreira? Entenda como vivenciar esse processo

Trocar de carreira pode ser um desafio. Mas, com algumas dicas, é possível passar pelo processo mais tranquila e eficientemente.



Geralmente escolhemos qual profissão seguir ainda jovens, certo? Isso pode nos levar a agir por impulso e optar por algo que, mais tarde, percebemos não ser o que queríamos. Outro fator que também pode nos fazer querer trocar de carreira é a pouca perspectiva de crescimento ou o mercado saturado.


Qual seria a alternativa para mudar essa frustração profissional? Avaliar bem esse sentimento e analisar se não é a hora de fazer uma transição de carreira. No entanto, pode parecer assustadora a ideia de realizar essa mudança depois de já ter alcançado certo nível profissional.


Provavelmente, a pergunta que mais vai surgir na sua mente é: por onde começar? Vale saber que o mercado está se transformando rapidamente. Novas funções têm surgido todos os dias, baseadas em outras que já existem.


Tomar a decisão de trocar de carreira já é um grande passo. Mas é preciso ter calma para não passar pelo processo de forma errada e se frustrar. Pensando nesses desafios, vamos explicar neste artigo como trocar de carreira com mais facilidade e de forma mais segura.


Faça um planejamento


Trocar de carreira é um processo que precisa ser planejado. É necessário agir estrategicamente para que todo o conhecimento que você adquiriu até aqui não seja deixado de lado. Entender quais habilidades você tem e que podem ser exploradas na nova atividade é fundamental para acelerar esse processo.


Para o planejamento, você também pode levantar algumas questões, como:


  • Em quais empresas você gostaria de trabalhar?

  • Em quais cargos você tem interesse em atuar?

  • O que pretende fazer para conquistar esse objetivo?

  • Quais habilidades você tem e que podem ser aproveitadas na função que deseja?


Esses são os primeiros passos para você trocar de carreira. Tendo respondido essas questões, já é possível traçar um plano de como mudar de profissão e se destacar no mercado de trabalho.


Faça uma reserva financeira


Ainda como parte do planejamento para trocar de carreira, é importante você fazer uma reserva financeira. Pois, nesse processo, você vai precisar investir em cursos e em treinamentos, e a grana pode ficar curta.


Além disso, as oportunidades de emprego para a nova função podem ter uma remuneração mais baixa. Principalmente se você estiver se candidatando a um cargo para o qual não tem tantas habilidades ainda.


Troque informações e experiências


Busque informações, em sua rede de contatos, sobre profissionais que fizeram a troca de carreira. Isso pode ajudar a ter uma ideia de como melhorar o processo de mudança.


Tente saber quais cursos a pessoa fez, quais foram os passos dados e o caminho percorrido. Essa pesquisa pode facilitar, e muito, as suas decisões e ações para trocar de carreira de forma mais segura.


Considere suas habilidades, gostos e experiências


Gostar do que se faz é fundamental para ter sucesso na carreira profissional. Afinal, quando executamos funções que não têm a ver com a gente, o dia a dia se torna frustrante. Os dias passam devagar e o estresse toma conta. Por isso, considerar sua vocação e aquilo com que mais se identifica é crucial para trocar de carreira com sucesso.


Levar em consideração suas habilidades e experiências já adquiridas também faz parte da transição. Assim, é interessante analisar com cautela as opções que existem no mercado. Veja se consegue aproveitar algo desses conhecimentos para a nova função.


Analise o mercado


O mercado está se transformando a cada dia, e a tecnologia influencia fortemente essa mudança. Com isso, novas funções começam a surgir ou a ter mais importância. Outras acabam perdendo espaço e desaparecendo.


Pensando nisso, você não pode deixar de analisar as tendências. Descubra quais profissionais vêm sendo mais requisitados e quais estão deixando de ser recrutados. Não se esqueça de analisar também a valorização salarial: verifique se atende ao que você almeja para a sua vida profissional e para trocar de carreira.


Conecte-se com profissionais da área


Uma estratégia que pode acelerar o processo de trocar de carreira é se conectar com outros(as) profissionais da área. Apenas enviar currículo e esperar a oportunidade aparecer não é suficiente.


Aumente sua rede de contatos no LinkedIn. Busque relacionamentos que sejam benéficos para o novo momento que você está vivendo. Aproveite as oportunidades que vierem com isso.


Essa estratégia, se realizada de forma correta, além de trazer novos amigos(as), também pode contribuir para o seu sucesso. Ela oferece maneiras inovadoras de se destacar e de estar entre os melhores candidatos para a vaga que procura.


Gostou das dicas? Nós podemos te auxiliar nesse processo! Passa lá na BDR Shop e dá uma olhada no direcionamento vocacional e na Orientação Profissional . Quem sabe é o start que você precisa!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo