Buscar
  • Dani Alves - Talent Team Leader na BDR

A CULTURA DA CONTRAPROPOSTA E COMO ELA IMPACTA A SUA CARREIRA

A cultura da contraproposta tem sido uma trend cada vez mais presente no mercado de trabalho e, para entender um pouco mais sobre, e discutir o assunto, preparamos esse artigo especial e informativo pra vocês!



A pandemia segue transformando o mercado de trabalho de diferentes formas. Em alguns setores, como o de eventos, tivemos o aumento drástico do desemprego, já em segmentos como o da Tecnologia, o aumento é na oferta de vagas e busca por profissionais com qualificação. Atualmente, o Brasil já sofre com um déficit de profissionais na área e um estudo realizado pela Softex (organização que integra o Projeto TechDev Paraná) indica que até 2022 essa carência deva chegar a mais de 408 mil postos de trabalho.


Essa lei da oferta x demanda tem intensificado alguns comportamentos dentro da área de Gestão de Pessoas, entre eles a tal "contraproposta", que surge da intenção de não perder uma pessoa talentosa para outra empresa.



A CULTURA DA CONTRAPROPOSTA E SEUS IMPACTOS:


Existem muitos impactos (inclusive no trabalho de outras pessoas) quando você aceita uma proposta mas volta atrás apenas por ter recebido uma contraproposta da empresa atual. Mas você já parou pra pensar como isso impacta diretamente a SUA carreira, a sua equipe e a cultura da organização em que você trabalha?


Essa prática virou tão comum dentro das empresas, que muitos(as) profissionais acabam entendendo o processo de contraproposta como um reconhecimento super bacana da empresa atual. A gente costuma receber mensagens como "algo incrível aconteceu, ganhei um aumento" ou "fui reconhecido(a)", após a pessoa candidata informar que estaria deixando seu cargo. E aqui vale uma reflexão: o que isso diz sobre a sua empresa?


Quando pensamos em gestão, carreira e desenvolvimento, será que a saída de uma pessoa é o momento correto para reconhecê-la?

Receber uma promoção ou aumentar seu salário na saída, significa que você já estava em defasagem no plano de remuneração e carreira da empresa (inexistente muitas vezes), e claro, você sabia disso, por isso foi atrás de uma oportunidade que valorizasse a sua entrega.


Por isso, ao aceitar essa "promoção" na saída, você ajuda a promover uma cultura empresarial que só reconhece quando perde, uma liderança passiva e pouco orientada para pessoas.


Dificilmente essa empresa vai mudar seu formato de operar e passar a valorizar você ou algum(a) colega de trabalho futuramente de modo realmente planejado e com base em uma estratégia de carreira e remuneração, porque simplesmente não teve oportunidade de aprender isso, e nem precisou lidar com a consequência de não reconhecer um talento interno.


E o resultado disso? Muitas pessoas reproduzindo, em entrevistas, o discurso de que a falta de reconhecimento é o que as desmotiva na empresa atual.



MUDANDO ESSA HISTÓRIA:


Agora você deve estar pensando, “Ok, muito legal, mas o que eu posso fazer para ajudar na mudança dessa cultura?”, pois bem, a gente te ajuda!


Aprenda a trazer o assunto para a mesa na sua empresa! O que a gente percebe é que muitas pessoas têm medo de conversar e mostrar para a gestão o motivo pelo qual acreditam que deveriam ser valorizadas, sentem-se inseguras e, por isso, fica mais fácil mostrar que outra empresa o está fazendo.


Esclareça suas expectativas de crescimento com sua liderança e procure definir prazos e metas de carreira com a gestão. Assim, você conseguirá saber se está no caminho certo e se a sua empresa está olhando verdadeiramente para você.

“Tentei conversar sobre minha carreira, mas nada mudou”. :/

Caso isso não funcione, o melhor a fazer é realmente partir. Aceite um novo desafio profissional em uma empresa que está te valorizando pelo que você é, onde o planejamento de carreira, perspectivas de crescimento e desenvolvimento interno podem e devem ser assuntos prioritários na cultura organizacional.


Bora lá! E não esqueça que você pode transformar e influenciar positivamente as empresas por onde passa! ;)



----



Precisa de uma ajudinha para encontrar uma direção para a sua vida profissional? Temos um time especializado, pronto pra te dar aquela força! A Orientação Profissional possibilita mais segurança nas suas escolhas e ajuda no esclarecimento do seu foco profissional. Saiba mais aqui! o/


95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo