Buscar
  • Dessa Soares - Talent Connector

7 Expressões racistas para EXCLUIR do seu vocabulário!

Atualizado: 22 de jul.

“Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.” - Angela Davis


A comunicação é um dos pilares básicos da sociedade. O que falamos e as expressões que usamos refletem o nosso modo de agir e pensar.


Muitas vezes as pessoas se comunicam sem saber que muitas expressões são estruturalmente racistas e muito ofensivas para pessoas negras. Tais expressões são frequentemente minimizadas, porém deixam marcas irreparáveis! É pior ainda quando existe alguma reatividade sobre o assunto, e isso é taxado como “mimimi” ou militância, invalidando e não se importando com as marcas deixadas.


Para te auxiliar nessa reflexão, trouxemos aqui algumas expressões para você excluir de vez do seu vocabulário! Fique por dentro!



COMUNICAÇÃO RACISTA


  1. Mulata”, “Morena” Usado para se referir a pessoas negras, mas principalmente mulheres. Nessa expressão o objetivo é amenizar a negritude “clareando” a pessoa negra. Não existe justificativa para negar que alguém é negro! Chamar ou dizer que uma pessoa negra é negra não é ofensivo, mas chamá-la de “Mulata” ou “Morena”, é!

  2. ‘’Denegrir’’ A palavra denegrir é utilizada quando alguém se sente prejudicado em algo, que está sendo difamado. É uma palavra pejorativa, pois seu real significado é “tornar negro”. Se tornar algo negro é maldoso, temos aí mais uma expressão racista. Utilize outras expressões como: Difamar ou desonrar por exemplo.

  3. Da cor do pecado Tem pessoas que utilizam essa expressão achando que seria algo bom, legal, só que não é! Geralmente essa expressão é usada em forma de elogio, só que vivemos em uma sociedade pautada na religião, onde pecado é algo ruim e errado. Por esse motivo, essa expressão é racista.

  4. “Não sou tuas negas” É só lembrarmos de que quando se tratava do comportamento para com as mulheres negras escravizadas, assédios e estupros eram recorrentes. A frase deixa explícita que com as negras “pode tudo” e, com as demais, não se pode fazer o mesmo, e nesse “tudo” está incluso desfazer, assediar, maltratar, e etc.

  5. “Mercado Negro”, “Nuvem Negra” O mercado negro é aquele que promove ações ilegais, e mais uma vez traz a palavra negro sendo usada com conotação desfavorável. Da mesma maneira nuvem negra, que é algo pesado e ruim associado ao negro. Temos outras palavras e expressões para utilizar, não é mesmo?

  6. Inveja Branca Assim como as expressões que colocam negro como algo ruim, a expressão inveja branca indica que: se é branca é boa e se é negra é ruim. Portanto, é também uma expressão racista.

  7. “Fazer nas coxas” Essa expressão remete o tempo da escravidão, em que pessoas negras escravizadas faziam telhas de argila em suas coxas, em que o tamanho e formato variava de pessoa para pessoa, e isso remetia a algo mal feito.



COMUNICAÇÃO ANTIRRACISTA

Viu como a comunicação pode ser essencial para promover mudanças?

Sabia? Não sabia? Então agora tá sabendo!

Enquanto nós não tomarmos atitude diante de situações como essa, nada mudará! Que seja uma verdadeira missão pra todos nós ensinar novas expressões que não ofendam nem machuquem ninguém.



Esse tipo de linguagem que mencionamos, vem de um racismo estrutural na nossa sociedade, mas é nosso dever, como pessoas antirracistas, mudar, substituir e espalhar amor e não ódio, inclusive através da nossa comunicação.



É tempo de se conscientizar e assumir uma postura de ação!


Bora juntos nessa? ;)


0 visualização0 comentário