top of page
  • Foto do escritorBDR Conteúdo

Desenvolvimento profissional: 4 dicas para dar aquele up na carreira

Atualizado: 6 de jan. de 2022

Precisa dar um up na sua carreira? O segredo é construir uma estratégia de sucesso para o desenvolvimento profissional. Confira algumas dicas a seguir!


É verdade que passamos a maior parte das nossas vidas no trabalho, não é mesmo? Por isso, investir nosso tempo e nosso dinheiro no desenvolvimento profissional nunca é demais. Afinal, nosso bem-estar está totalmente ligado a como nos sentimos na nossa carreira.

Uma vida pessoal feliz nem sempre é suficiente se no local onde passa tanto tempo você está frustrado. E por isso nós preparamos um artigo que vai dar um up na sua carreira. Descubra agora mesmo o que você precisa mudar para construir uma estratégia de sucesso! Continue lendo e confira nossas 4 dicas.

Você sabe o que é desenvolvimento profissional?

Antes de mais nada, queremos que você entenda bem o que é desenvolvimento profissional. O mercado atual está cada vez mais crítico e competitivo. E quem espera por oportunidades, com toda a certeza, vai ficando para trás. É preciso sair da zona de conforto e ser o protagonista da sua própria carreira.

Um profissional que se desenvolve está em constante aprendizado, buscando novos conhecimentos e novas habilidades. Porém, não se esquece de sempre aprimorar as competências que já possui. Com isso, você consegue ampliar seu leque de possibilidades de atuação e seu sucesso na trajetória profissional.

Alcançar suas metas e realizações é reflexo de um conjunto de atitudes que depende de cada indivíduo. Por isso, todas as pessoas são capazes de um incrível desenvolvimento profissional. A diferença está em quem busca autoconhecimento, em quem se auto avalia e identifica pontos que precisam ser evoluídos.

Tenha sempre consciência de que o autoconhecimento traz mais responsabilidades e desafios maiores. Mas todo caminho de sucesso é trilhado por quem sabe usar as pedras a seu favor, não é mesmo?

Outro questão delicada ao pensar em desenvolvimento profissional é guiar-se apenas pelo seu objetivo final. Precisamos de um propósito, é claro! Mas na caminhada para atingi-lo você tem a oportunidade de crescimento considerável.

E então, está preparado para as dicas? Entenda agora quais os pontos, nesse caminho, que você não pode deixar para trás.

1) Tenha objetivos a curto e a longo prazo definidos

Como já falamos, é imprescindível ter um objetivo final, um propósito que vai nos guiar. Mas um dos segredos do sucesso é ter claras também quais são suas metas a curto prazo. Afinal, sua carreira é construída todos os dias. Você está apenas deixando a jornada te levar ou está em busca constante de melhoria e conhecimento?

2) Observe o cenário

Assim que tiver seus objetivos claros e definidos, você precisa observar o cenário ao seu redor. O que está acontecendo de novo na sua área? O que não é mais utilizado? Quais são os influenciadores do segmento em que você atua? O que essas pessoas ou empresas estão fazendo? Você acompanha as últimas notícias do mercado em que está inserido?

Essas são perguntas importantes, que vão mostrar se você está no caminho certo e o que precisa mudar agora mesmo. Não fique parado, senão você será deixado para trás no desenvolvimento profissional.

3) Crie seu networking

Assim como na vida pessoal, precisamos ter um círculo de pessoas com afinidades profissionais para o nosso desenvolvimento. Além da troca de conhecimento, podemos aproveitar as experiências e trabalhar em novas ideias.

Inclusive, as conexões que você criar podem ajudar a alcançar outros patamares na sua jornada. Essas pessoas podem se lembrar de você quando surgir uma oportunidade e também indicá-lo a uma vaga.

4) Seja referência

Quando você busca por conhecimento e aprimoramento na sua área, é porque entende o que está fazendo. Sendo assim, sair da zona de conforto coloca você em uma posição estratégica. As pessoas ao redor vão perceber suas competências e procurar você para boas parcerias. Assim, vocês podem alcançar melhores resultados juntos.

Ser referência no que você faz mostra primeiro que você está no caminho certo para o seu desenvolvimento profissional. E, depois, que seus colegas valorizam isso. Facilmente, você será reconhecido pelos seus líderes. E pode ganhar méritos que vão fazê-lo alcançar seus objetivos.

Foco no desenvolvimento profissional!

Mantenha seu foco, sua determinação, e amplie seu conhecimento sempre que possível. Dessa maneira, você vai conquistar o que almeja e transformar seu desenvolvimento profissional em algo muito mais prazeroso.

Conte com a BDR para maximizar suas oportunidades, estabelecer seu foco profissional e desenvolver suas habilidades. Conheça mais sobre nossas soluções!


84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Tel: (48) 9 9630-2982

comercial@empresabdr.com.br

Tel: (48) 9 9630-2982

comercial@empresabdr.com.br

bottom of page