Buscar
  • Dessa Soares - Talent Connector

VAGAS EXCLUSIVAS: UM PASSO PARA A INCLUSÃO

Você sabe o que são vagas exclusivas e a importância da sua empresa colocá-las em prática?



Cada vez mais tem se falado sobre a importância das vagas exclusivas nas empresas. \o/ No entanto, percebe-se ainda muito estranhamento e falta de informação quando esse assunto é levantado.


Para quem ainda não sabe, vagas exclusivas são vagas destinadas EXCLUSIVAMENTE a um grupo de pessoas tido como minorias em nossa sociedade, a fim de tentar diminuir a desigualdade e aumentar as oportunidades de trabalho.

AS ESTATÍSTICAS:


Atualmente nas empresas, as minorias não chegam a 10% do quadro de colaboradores, segundo estudo da Pulses com a Nhos Somos. E apenas metade das empresas têm políticas de diversidade e inclusão. Enquanto isso, no Brasil as pesquisas mostram números bem diferentes.


Segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 54% da população brasileira é negra. A pesquisa também indica que pessoas LGBTQIA+ representam 7,5% da população, mais que o dobro da média mundial de 3%. Cabe ressaltar, que muitas pessoas não assumem sua orientação sexual com medo do preconceito, o que pode nos levar a um número ainda maior. Além disso, no Brasil temos mais de 17 milhões de pessoas com deficiência. O levantamento aponta que 8,4% da população brasileira acima de 2 anos têm algum tipo de deficiência.


Mas, onde estão estas pessoas? Muitas das vezes em cargos operacionais, exatamente por falta de oportunidade de inclusão. Pessoas Trans, por exemplo, estão buscando espaço em vagas iniciais, pois ainda encontram muita resistência em serem aceitas, mesmo quando já estão contratadas. Em função disso, acabam recorrendo ao mercado de trabalho informal, não tendo assim seus direitos garantidos pela CLT, oportunidade de carreira, crescimento profissional e pessoal.



VAGAS EXCLUSIVAS: O OBJETIVO


As vagas exclusivas nasceram por meio das ações afirmativas, que são políticas sociais de combate a discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero ou de casta, para promover a participação de minorias no processo político, no acesso à educação, saúde, emprego, bens materiais, entre outros.


Com essas políticas de ações afirmativas, as vagas exclusivas foram aumentando na tentativa de diminuir a desigualdade, trazendo mais inclusão e diversidade nas corporações. Para incluir, integrar, criar oportunidades e diversidade de pessoas, independente de cor, sexo, raça, orientação sexual ou deficiência.



INCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DE MUDAR NOSSA REALIDADE


Uma pesquisa da Harvard Business Review revelou que nas empresas onde o ambiente de diversidade é reconhecido, os(as) funcionários(as) estão 17% mais engajados e dispostos a irem além das suas responsabilidades. Além disso, foi identificado também que a existência de conflitos chega a ser 50% menor que nas outras organizações. Isso significa que quando trabalhamos em um ambiente que aceita as diferenças, também nos sentimos mais à vontade para aprender e arriscar.


Trabalhar com vagas exclusivas e ações afirmativas na sua empresa é a oportunidade real de impactar vidas e mudar realidades.


Em um mundo onde pessoas que fogem do padrão são excluídas, você inclui!

Sempre ouvimos falar, ou falamos, que queremos um mundo melhor e mais justo. Um discurso simples de se falar quando se é branco(a), hétero e sem dificuldades de acessibilidade. Procure se colocar no lugar de quem não teve os mesmos privilégios, quem sonha em ser um(a) profissional reconhecido(a) e bem remunerado(a), porém com uma realidade que impõe dificuldade.


Temos que colocar nossa empatia no topo e olhar mais para as pessoas que estão sendo deixadas para trás. A realidade é essa: 10% que já foi 0%, ainda pode ser 70%, 90% e, em um mundo ideal, 100%. Para isso, precisamos realmente reconhecer nossos privilégios, nos conscientizar, estudar e o principal, abrir nossas portas, ou melhor, escancará-las! Tenho absoluta certeza que sua empresa não vai se arrepender, pelo contrário, já temos resultados de quem tem dado esse passo de mudança!


Um estudo da Organização McKinsey & Company constatou que empresas com diversidade étnica e racial possuem 35% mais chances de ter rendimentos acima da média do seu setor. Já as empresas com diversidade de gênero, possuem 15% a mais de chances de ter rendimentos acima da média. Nos Estados Unidos, para cada 10% de aumento na diversidade racial ou étnica na equipe de executivos, os lucros aumentam em 0,8%.


A busca por igualdade, tanto na sociedade como no mercado de trabalho, é algo diário e alcançável, e que pode surpreender as gestões mais tradicionais e trazer grandes resultados! O comprometimento com ações afirmativas nas organizações, traz muitos benefícios às empresas e às pessoas beneficiadas, inclusive que interligam diversidade e rentabilidade.


E aí, bora abrir vagas exclusivas na sua empresa? Estamos prontas pra te ajudar nesse passo de mudança!



DICA DE OURO:


Quanto mais lermos e estudamos sobre esse tema, mais iremos entender como podemos ajudar a promover espaços mais inclusivos e diversos e o quanto essa mudança impacta nas organizações de forma mega positiva.


Abaixo, você encontra alguns sites com cursos interessantes e gratuitos que podem te ajudar nesse processo. Há muito ainda para aprendermos, mas começar já é um passo bem considerável! Bora comigo? <3


https://www.colettivo.com.br/
https://unieducar.org.br/
https://www.espm.br/cursos/pocket-records/diversidade-e-inclusao-nas-empresas/
https://www.sp.senac.br/cursos-livres/curso-de-diversidade-nas-organizacoes


--------------------------------------------


Ei, psssiiiu! Precisando de uma mãozinha com seus processos de recrutamento e seleção, inclusive para processos de vagas exclusivas? A gente te ajuda! CONECTAR PESSOAS E EMPRESAS, ESSA É NOSSA MISSÃO! <3


Temos vários planos disponíveis, mas também podemos conversar para entender melhor a necessidade do seu negócio e montar um plano especial só pra você! Quer saber mais?


Acesse: https://www.empresabdr.com.br/conexao



71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo