top of page
  • Foto do escritorBDR Conteúdo

6 dicas para fazer um bom currículo

Atualizado: 10 de ago. de 2022

Quer saber como conseguir a vaga de emprego ideal? O primeiro passo é ter um currículo atraente para a oportunidade que busca.


Cada dia mais, profissionais buscam vagas de emprego que tenham fit não só com seus objetivos no mercado de trabalho. Eles também procuram oportunidades que se ajustem aos seus objetivos pessoais. Por isso, fazer um bom currículo é essencial para conseguir o emprego dos sonhos. Em especial nesse mercado disputado e repleto de bons candidatos interessados na mesma vaga.

Segundo pesquisa da Harvard Business Review, um empregador médio leva aproximadamente sete segundos para ler um currículo. Ou seja, você tem menos de 10 segundos para chamar atenção e agregar valor à sua candidatura.


Sabemos que não existe uma receita ou fórmula pronta de como fazer um bom um currículo. Ou seja, não há regra sobre o que um currículo precisa ter para ser considerado relevante. Mas existem, sim, alguns fatores que com certeza ajudam o seu currículo a ser visto com mais carinho.


A importância do currículo

A era digital e as redes sociais nos transformaram em seres ainda mais visuais. Criamos conceitos e personas sobre as pessoas baseados no conteúdo que elas postam e compartilham nas redes sociais. Nossos perfis se tornaram nossos cartões de visita, a primeira impressão que passamos no meio digital. O mesmo acontece com o currículo.


O currículo é o primeiro contato que a empresa terá com quem somos. É difícil colocar em algumas poucas páginas nossa trajetória, de onde viemos e aonde queremos chegar. Mas é necessário aproveitar ao máximo essa ferramenta à sua disposição.


O currículo deve expor tudo o que você já fez até agora e que merece destaque. Ele precisa mostrar por que essa vaga corresponde à carreira que você quer trilhar.


Quer saber como? A seguir, separamos 6 dicas que podem te ajudar a fazer um bom currículo.


Fale sobre a sua trajetória

A primeira dica de fazer um bom currículo é pensar na sua história. A questão da trajetória é fundamental na hora da entrevista, e por isso ela deve ser transparente no currículo.


Vá além da carreira estritamente profissional. Inclua também trabalhos universitários ou voluntários entre suas experiências. Mesmo que não tenham sido projetos remunerados, merecem destaque se ajudaram a aprimorar habilidades – como trabalho em equipe ou visão estratégica, por exemplo.


Às vezes, menos realmente é mais

É tentador inovar no formato de um currículo. Mas, a não ser que seja essa sua linha de trabalho (design, artes etc.), melhor se ater ao básico. O estilo ideal ainda é papel branco, margens fixas e fontes tradicionais na cor preta e em tamanho legível.


Aqui ainda vale adaptar o currículo de acordo com o perfil da empresa e das atividades do cargo que vai concorrer, dando mais destaque para aquelas experiências que combinam com a vaga desejada.


Seja sincero acima de tudo

É comum que, ao tentar fazer um bom currículo, os candidatos acabam ultrapassando alguns limites. Muitos acrescentam informações que não são verdadeiras para parecerem mais aptos a determinada vaga ou oportunidade. Porém, mentir no currículo é um verdadeiro tiro no pé.


Você pode ser questionado na entrevista e acabar prejudicando o seu desempenho. Inclusive, pode atrapalhar nas respostas de outras perguntas. Caso seja contratado, lá na frente pode ser cobrado por essas “skills” que na verdade não tem. Por isso, sinceridade acima de tudo!


Objetividade

Lotar o currículo de informações também não é legal. Pense na sua carreira como uma história. Quais são os pontos de maior destaque? O que você tem feito para se manter atualizado? Em que momentos agregou conhecimento? E de que forma o que viveu até aqui vai contribuir para você chegar aonde quer? Essas perguntas podem te ajudar a selecionar as informações que realmente merecem destaque no seu currículo.


Trabalhos voluntários, cursos e intercâmbios também são válidos. Às vezes, são experiências que nem possuem tanto vínculo com a carreira profissional. Mas elas demonstram qualidades que correspondem à cultura da empresa. Vale pesquisar sobre isso também!


Capriche nas referências e nas experiências profissionais

Essa é a parte mais importante do currículo, com certeza. Às vezes, só pela sua experiência em determinada empresa, seu currículo talvez seja selecionado para a próxima fase do recrutamento.


A ordem das experiências deve ser sempre da mais recente para a mais antiga. Indique o período em que trabalhou nessas empresas e faça uma breve descrição das suas atribuições lá. Deixe bem claro o cargo que ocupava e as funções que realizava.


Atenção para a gramática!

Os erros de português são imperdoáveis. Nada mais comprometedor para um profissional do que apresentar um currículo com erros de português!


Invista em uma revisão detalhada de todo o seu currículo. Se não tem certeza sobre a grafia de determinada palavra, consulte um dicionário online. Se estiver inseguro para escrever, peça a ajuda de alguém especializado. Só não vale enviar currículo com erros para o recrutador.


Deixe seu currículo mais atraente para os recrutadores

A BDR é especializada em atrair, selecionar e desenvolver talentos! Nosso propósito é atender empresas em todo o Brasil nas áreas de Seleção de Talentos e Desenvolvimento de Talentos.


Maximize oportunidades, estabeleça seu foco profissional e desenvolva suas habilidades. Contrate os serviços especializados da BDR, disponíveis na nossa loja online. Com o CV REVIEW, recrutadores especializados te ajudam a construir um currículo mais atrativo para o mercado de trabalho.


Clique aqui para saber mais!

250 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Tel: (48) 9 9630-2982

comercial@empresabdr.com.br

Tel: (48) 9 9630-2982

comercial@empresabdr.com.br

bottom of page