Buscar
  • BDR Conteúdo

Aprenda a otimizar seu currículo e deixá-lo com a sua cara

Preparamos dicas especiais para você conquistar aquela vaga de emprego tão almejada. Está pronto? Então continue lendo o nosso artigo!


Sabemos que um bom currículo pode fazer a diferença para você ser escolhido ou não em uma oportunidade de emprego. Mas como otimizar seu currículo e deixá-lo com a sua cara?

Preparamos algumas dicas que vão transformar essa etapa tão importante da seleção de candidatos. Com elas, você pode aplicar as alterações necessárias agora mesmo e aumentar as suas chances! Está pronto? Então continue lendo o artigo abaixo.

Por que otimizar o seu currículo?

Simples! O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e os profissionais, cada vez mais qualificados. Por isso, não seja aquela pessoa que ainda apresenta o mesmo currículo de anos atrás! Os tempos mudaram, e as áreas necessitam cada dia mais de reduzir processos. E a otimização desses materiais pré-seleção é imprescindível.

Esses profissionais recebem vários currículos muito extensos, com informações desnecessárias ou difíceis de ler. E tais currículos podem ser deixados de lado na mesma hora. Você nem terá chance de mostrar o quanto é competente. E além disso, não trabalhou duro até aqui para perder uma vaga só por causa de um currículo mal feito, não é mesmo?


Então invista seu tempo em preparar um material único para cada vaga, para cada intenção de emprego. Além disso, elabore um arquivo que fará seu valor ser reconhecido. Esse é um momento importante também para sua carreira profissional.


Utilize esse tempo para analisar sua estrada até aqui. Quais foram seus desafios e suas conquistas? Você está onde almeja? Não está precisando atualizar seus estudos?


Essas questões farão você ter uma visão macro do seu futuro e do seu potencial – muitas vezes deixado de lado. Outro benefício é refrescar sua memória e ajudar você a ter as respostas na ponta da língua durante a entrevista.

Para auxiliar nesse processo de otimizar seu currículo, separamos dicas especiais. Com elas, além de melhorar a estética do seu material, você vai melhorar consideravelmente o conteúdo. Continue esta leitura e se destaque entre os melhores candidatos que serão avaliados pelo recrutador!



1. Analise seus cursos de especialização e de idiomas

Você tem feito cursos de curta ou longa duração para se especializar? Ou até mesmo para conhecer novas possibilidades? E seus idiomas estão em que nível? Se as respostas para essas perguntas forem negativas, corra que ainda dá tempo! Inscreva-se em cursos rápidos e gratuitos online e que podem valorizar seu perfil.


As empresas não querem candidatos parados no tempo. Elas procuram pessoas proativas, em busca de conhecimento constante e de atualização. Vale a pena investir nisso antes mesmo de concluir seu currículo.


2. Entenda a melhor formatação para seu currículo

Não basta ter um conteúdo de qualidade e que encha os olhos de quem está fazendo o recrutamento. Além disso, é preciso um layout atraente e objetivo sobre quem você é e o que busca. A pessoa que analisa os currículos pode receber dezenas por dia. Então precisa passar os olhos e ter certeza de que você é a pessoa com um perfil compatível para a entrevista.


Portanto, temos que focar no que realmente é necessário ser informado. E aqui você terá um grande desafio: inserir em uma ou no máximo duas folhas todas as suas habilidades – inclusive com os cursos e as especializações que você buscou. Mas não se preocupe, porque vamos te ajudar nesse processo! Confira:


  • Não repita informações.

  • Tenha clareza e objetividade.

  • Nunca forneça números de documentos.

  • Duas folhas é o máximo. Mas vamos tentar ficar somente na primeira?

  • Faça uma boa revisão, principalmente dos seus dados básicos.

  • Se necessário, peça para outra pessoa revisar (às vezes, nossos olhos ficam viciados no que escrevemos, e não enxergamos os erros).

  • Cuide com erros de português (se tiver alguma dúvida de como escrever uma palavra, faça uma pesquisa antes).

  • Escolha informações que estejam relacionadas à vaga concorrida.

  • Elabore um layout clean, sem excessos.


3. Crie uma seção de “Interesses profissionais”

Essa é uma categoria além de todas as informações que obrigatoriamente devem estar no seu currículo – como dados pessoais e profissionais – você pode, por exemplo, fazer um resumo do seu objetivo profissional. No entanto, pode ser interessante não ser tão específico. Ao invés de colocar exatamente a função desejada, experimente colocar a área. Isso pode chamar, e muito, a atenção do recrutador(a) e otimizar informações a seu respeito.


Essas informações devem ser bem selecionadas e pensadas: como podem ser utilizadas para contribuir com a empresa?


4. Utilize o Linkedin


O Linkedin é uma rede social que atrai muitos recrutadores. Se você se mantém sempre atualizado com suas informações profissionais, experiências, cursos, e tudo o que envolve sua carreira, terá mais chances de chamar atenção das empresas. Aliás, sabia que você pode transformá-lo em um currículo? Basta utilizar alguma ferramenta para convertê-lo em PDF e todas as informações ficarão organizadas.


Agora que você já sabe como otimizar seu currículo, mãos à obra. Deixe-o com a sua cara, com a sua personalidade. E pronto para ser selecionado! Essa é a sua chance de conseguir aquele cargo tão desejado!

Gostou? Então melhore ainda mais seu currículo com as nossas soluções, disponíveis aqui!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 Por BDR Talentos Corporativos. Todos os direitos reservados.

  • Facebook BDR
  • Instagram BDR
  • LinkedIn BDR